A série de amplificadores operacionais CMOS OPAx333 da Texas Instruments utiliza uma técnica proprietária de auto-regulação que permite alcançar tensões de offset muito baixas da ordem de 10 uV. Estes amplificadores podem operar com tensões de 1,8 a 5,5 V em fontes simétricas ou 0,9 + 0,9 a 2,75 a 2,75 V. Este artigo foi elaborado com base no datasheet que pode ser baixado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa2333.pdf 

ART1204S

A corrente quiescente é de apenas 17 uA e tanto a entrada como a saída são rail-to-rail (RRIO). Dentre as aplicações sugeridas pela Texas Instruments temos o uso com transdutores, medidas de temperatura, balanças eletrônicas, instrumentação médica e instrumentos alimentados por bateria.

Os tipos disponíveis são o OPA333 e OPA2333 que consiste num amplificador simples e o OPA2333 que é aversão dupla cujas pinagens são mostradas na figura 1.

 


 

 

 

Figura 1 – Pinos da versão simples e dupla
Figura 1 – Pinos da versão simples e dupla

 

 

No datasheet podem ser acessados os máximos e mínimos elétricos, as condições de operação e diversas curvas de desempenho. Para adquirir o componente na Mouser Electronics, acesse: https://br.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-opa2333-op-amps/

A seguir, partindo do datasheet selecionamos algumas aplicações práticas interessantes para este circuito integrado. Lembramos que sua baixa tensão de alimentação o torna especialmente interessante para aplicações microcontroladas alimentadas por baterias tais como IoT e vestíveis também.

 

Conversor Tensão para Corrente High Side

O circuito apresentado é ligado do lato alto da carga (high-Side), ou seja, entre o polo positivo da alimentação e a carga. Sua finalidade é converter tensões de entrada de 0 a 2 V em correntes de sáia de 0 a 100 mA. A alimentação é feita com 5 V. O circuito tem uma resposta linear na faixa de operação.

 

Figura 2 – Conversor tensão para corrente
Figura 2 – Conversor tensão para corrente

 

 

Conversor Tensão para Corrente de Baixo Nível OPA333

O circuito apresentado converte tensões de entrada de 0 a 5 V em correntes de saída de 0 a 5 uA. Sugerido pelo datasheet da Texas Instruments, o circuito tem excelente precisão DC.

 

Figura 3 – Conversor tensão para corrente de baixo nível
Figura 3 – Conversor tensão para corrente de baixo nível

 

 

Circuito Para Medida de Temperatura com o OPA333

Este circuito para termopar, sugerido pela Texas Instruments, utiliza um amplificador operacional OPA333 e é alimentado com uma tensão de 5 V. O circuito é dado no próprio datasheet do componente.

 

Figura 4 – Medida de temperatura
Figura 4 – Medida de temperatura

 

 

Circuito de Ponte de Medida com o OPA333

Sugerido pelo manual do componente da Texas Instruments este circuito é indicado para aplicações que fazem uso de pontes de medidas. O circuito é alimentado por fonte simples e os resistores R1 e R2 são calculados conforme as características da ponte.

 

Figura 5 – Circuito para ponte de medida
Figura 5 – Circuito para ponte de medida

 

 

Monitor de Corrente Low Side com o OPA333

O circuito integrado OPA333 da Texas Instruments pode ser usado como um monitor de corrente do lado baixo da alimentação (low side) conforme mostra a figura 6. O circuito tem um ADS1100 para comunicação I2C e a alimentação é feita com 5 V para o operacional.

 

Figura 6 – Monitor de corrente low-side
Figura 6 – Monitor de corrente low-side

 

 

Ponte Para Termistor com o OPA333

Obtido no próprio manual do componente da Texas Instruments, este circuito é utilizado com um NTC para a medida de temperaturas. Observe que a ponte é alimentada com 3 V.

 

Figura 7 – Ponte para termistor (NTC)
Figura 7 – Ponte para termistor (NTC)

 

No datasheet da Texas Instruments além de outros circuitos de aplicação, também podem ser encontradas informações importantes para o layout correto da placa.