Um campo importante de aplicação da tecnologia dos LEDs é a horticultura. A possibilidade de termos LEDs que emitam luz em faixas estreitas do espectro facilita sua utilização em aplicações que envolvam a cultura de diversas tipos de plantas. Por este motivo, diversos fabricantes de LEDs otimizam seus produtos para que apresentem maior rendimento justamente em faixas que favoreçam a cultura de plantas em diversas condições. Neste artigo discutimos o assunto e indicamos alguns fabricantes de LEDs especificamente projetados para aplicações na horticultura.

Antigamente as estufas utilizavam lâmpadas incandescentes comuns que emitiam apenas uma pequena parcela de sua energia para aproveitamento das plantas. Isso significava um enorme desperdício, como sempre ocorreu com esse tipo de iluminação em condições normais.

De fato, a parcela do espectro que uma lâmpada incandescente comum emite e que podemos ver servindo, portanto, para iluminação é muito pequena.

O resto é desperdiçado, infravermelho e uma pequena parcela do ultravioleta que consomem energia gerando também calor não é aproveitada. Menos de 25% do que se gasta com uma lâmpada deste tipo se reverte em luz para iluminação. Figura 1

 

Figura 1 – Espectro de uma lâmpada incandescente
Figura 1 – Espectro de uma lâmpada incandescente

 

Se considerarmos ainda que dentro da estreita faixa do visível, as plantas apenas aproveitam para seu metabolismo uma parte da luz que se estende do azul ao verde e com pico no vermelho, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Espectro de absorção típico de uma planta
Figura 2 – Espectro de absorção típico de uma planta

 

 

Assim, se pudermos direcional a emissão de um LED para as faixas onde o aproveitamento é maior, é possível obter um rendimento que compensa o investimento neste tipo de fonte emissora.

Sabendo disso, diversos fabricantes direcionam seus produtos para que justamente emitem luz nas faixas em que o aproveitamento pela planta é maior.

Colocados em estufas, estes LED têm um aproveitamento muito maior da energia.

Veja que os LEDs são produzidos com pastilhas múltiplas, como os LEDs brancos ou RGB que, com a alimentação apropriada produzem o espectro desejado com maior rendimento.

Lembramos que os LEDs operam com faixas estreitas de emissão, conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 – as faixas de emissão dos LEDs.
Figura 3 – as faixas de emissão dos LEDs.

 

 

Mas, não é apenas em estufas que os LEDs com características apropriadas à absorção pelas plantas encontram aplicações.

Em jardins internos, mesmo em residências em que se deseja manter uma cultura num local em que não incide luz natural, a utilização de pequenas luminárias de LEDs apropriados pode garantir não apenas a sobrevivência das plantas como seu crescimento saudável.

Existem diversos fabricantes de LEDs para a horticultura que revendem seus produtos através da Mouser Electronics. Vamos tratar dos produtos de alguns deles.

 

Os fabricantes e os Produtos

Um dos fabricantes que tem produtos específicos para a horticultura, os quais são distribuídos pela Mouser Electronics é a LumiLEDs.

Esta empresa possui a linha Luxeon SunPlus CoB que são possui produtos projetados para se obter o máximo de penetração nas plantas.

Na figura 4 temos a curva de emissão desses LEDs que, conforme ver corresponde justamente à curva de absorção das plantas comuns mostradas na figura 2.

 

Figura 4 – Curvas de emissão
Figura 4 – Curvas de emissão

 

 

Em documentação ampla sobre o uso desta linha de LEDs a Luxeon mostra como usar seus produtos em horticultura. O leitor pode acessar documentação em: https://br.mouser.com/datasheet/2/602/DS195-1371856.pdf 

Na página com o link ao lado, pode-se acessar toda a linha de LEDs para aplicações em horiticultura disponível na Mouser: https://br.mouser.com/Optoelectronics/LED-Emitters/_/N-ec209?Keyword=horticulture&FS=True 

Outra empresa que fabrica LEDs paa aplicações em horticultura e que disponibiliza seus produtos na Mouser Electronics é a LED Engin. Na mesma página anteriormente recomendada temos acesso aos produtos desta emprsa.

Um exemplo de LED para aplicações em horticultura da LED Engin é o LPZ00H100 de 70W de potência capaz de emitir radiação nos comprimentos de onda críticos para esta aplicação.

Na página a seguir o leitor pode acessar o datasheet deste componente: https://br.mouser.com/datasheet/2/228/LZP-00H100-1222657.pdf .

Outra grande empresa fabricante de LEDs para a horticultura é a Wurth que disponibiliza através da Mouser Electronics diversos LEDs com faixa de emissão específica para a aplicação.

Um exemplo é o 150353DS74500 cujo datasheet pode ser acessado em: https://br.mouser.com/datasheet/2/445/150353DS74500-1313736.pdf . Com uma dissipação de 250 W este componente opera com uma corrente de 700 mA

Completamos a série de fabricantes de LEDs para horticultura com a Opulent cuja linha pode ser acessada na mesma página dada neste artigo.

 

Conclusão

A possibilidade cada vez maior de produtos de alta tecnologia interagir com o nosso mundo ambiente, incluindo animais e vegetais está levando ao desenvolvimento de produtos específicos.

Além da horticultura podemos até pensar e produtos que ainda não vimos e que podem perfeitamente ser pesquisados pelos leitores. A resposta à luz de insetos pode levar, por exemplo, a criação não apenas de armadilhas ecológicas como à atração de insetos predadores que ataquem pragas.

Certamente, um assunto que pode mexer com a imaginação de nossos leitores. Criar novos produtos com novas tecnologias pode ser muito interessante (e lucrativo), mas lembre-se do que sempre falamos neste site: é preciso conhecer outras disciplinas além da tecnologia (interdisciplinidade e convergência).