Como fazer para excitar diversos amplificadores a partir de uma única fonte de sinal? Não basta ligar as entradas em paralelo, pois existe o problema de impedância e a fonte de sinal pode sofrer as conseqüências disso. Para uma operação perfeita de diversos amplificadores a partir de uma única fonte de sinal, devemos usar um amplificador distribuidor ou multi-acoplador ou distribuidor de áudio.

Usando transistores de efeito de campo, o projeto proposto não sobrecarrega a fonte de sinal, pois tem uma impedância de entrada muito alta, e ao mesmo tempo distribui de forma independente o sinal entre três (ou mais) saídas, com boa amplificação.

O sinal não tem sua intensidade atenuada e pode excitar convenientemente cada amplificador ligado nas saídas.

O circuito pode ser tanto alimentado por fonte como por duas baterias de 9 V em série, já que o consumo é baixo.

 

Características:

Tensão de alimentação: 15 V a 18 V

Consumo: 5 mA (tip.)

Número de entradas: 1

Número de saídas: 3 ou mais

Impedância de entrada: 4,7 M ohms

 

O sinal da fonte é aplicado via P1 à comporta (g) de um primeiro transistor de efeito de campo. A impedância desta etapa é praticamente determinada por P1, que também controla a intensidade do sinal na excitação do circuito de modo a não sobrecarregá-lo, causando distorções.

 

Uma vez amplificado, o sinal é aplicado às comportas de 3 transistores de efeito de campo na configuração de dreno comum que funcionam como buffers, isolando as saídas de modo a não interagirem.

Nesta configuração, temos uma impedância de saída baixa, mas o sinal terá uma boa intensidade permitindo assim a excitação da maioria dos amplificadores.

Os sinais amplificados e isolados por cada um dos buffers , são levados as saídas via capacitores C2, C3 e C4.

Como as impedâncias destas etapas são elevadas, podemos aumentar seu número sem problemas para a excitação de Q1, caso seja necessário.

Na figura 1 temos o diagrama completo da versão para 3 canais de saída. No entanto, esta versão pode ser alterada para maior ou menor número de saídas.

 

Figura 1 – Diagrama do distribuidor de sinais
Figura 1 – Diagrama do distribuidor de sinais

 

A placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

Lembramos que, como se trata de circuito de áudio que opera com sinais de baixa intensidade e alta impedância, sua sensibilidade a zumbidos deve ser levada em conta. Sugerimos o uso de caixa metálica devidamente aterrada e de cabos blindados nas entradas e saídas de sinal.

Se for usada fonte externa, ela deve ser bem estabilizada e filtrada.

Os resistores são de 1/8 W com 5% ou mais de tolerância e os capacitores podem ser tanto de poliéster como cerâmicos, exceto C5 que é um eletrolítico para 25 V ou mais.

Os transistores de efeito de campo admitem equivalentes.

Para P1 pode ser usado um potenciômetro de 4,7 M ohms ou mesmo 2,2 M ohms se uma impedância um pouco menor de entrada não atrapalhar sua utilização.

Para as entradas e saídas devem ser usados jaques RCA, ou de acordo com os tipos de cabo que o leitor dispuser para as conexões de suas fontes de sinal e amplificadores.

Para provar o aparelho basta ligar uma fonte de sinal na entrada como, por exemplo, a saída de tape-deck: ou mixers e em qualquer saída um amplificador.

Ajusta-se o nível de sinal da fonte e de P1 para se obter no amplificador a saída de máxima potência sem distorções.

Para usar, basta ligar nas saídas os amplificadores que se deseja excitar e em cada um controlar o volume correspondente. A excitação das entradas para máxima potência sem distorção é controlada em P1.

Se ocorrerem roncos, verifique as blindagens dos fios de ligação das entradas e saídas.

Use um terra comum ao multi-acoplador e aos amplificadores se o problema persistir.

 

Semicondutores:

Q1, Q2, Q3, Q4. - BF245 ou equivalentes transistores de eleito de campo de

junção

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 12 k ohms

R2 - 1,2 k ohms

R3, R4, R5 - 4,7 k ohms

P1 - 4,7 MQ - potenciômetro - ver texto

 

Capacitores:

C1, C2, C3, c., - 220 nF - poliéster ou cerâmicos

C5 - 100 uF - eletrolítico

 

Diversos:

J1, J2, J3, J4 - jaques RCA ou conforme cabos usados

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, botão para o potenciômetro, fios blindados, fonte de alimentação ou duas baterias de 9 V ligadas em série, conectores para baterias, cabos de interligação de áudio, tios, solda etc.