Utilizando um MOSFET de comporta dupla, este circuito amplifica sinais de uma única frequência, podendo funcionar como filtro em sistemas de controle remoto, reconhecedores de tom e na eliminação de ruídos.

A alimentação do circuito é feita com apenas 9 V, e seu ganho é bastante bom, além de ter uma impedância muito alta de entrada.

Este circuito pode ser usado parar deixar passar sinais de áudio cujas frequências são determinadas pelos componentes do duplo T.

O circuito tem dois ajustes, ganho e seletividade, o que permite levar a resposta de frequência ao ponto ideal, conforme a aplicação.

Para os valores indicados no diagrama, a frequência selecionada é de. 1200 Hz, mas a tabela abaixo permite escolher os capacitores do duplo T para outras frequências.

 


 

 

Para se obter seletividade desejada o que temos e uma etapa amplificadora com um FET de duas comportas, e numa das comportas fazemos uma realimentação que depende da frequência a ser aceita.

Para esta finalidade temos um duplo T, que é um circuito sintonizado em que os componentes devem manter as relações de valores indicadas no diagrama.

Na frequência sintonizada temos uma forte realimentação que polariza a segunda comporta (G2) no sentido de habilitar o circuito para que o ganho seja maior.

Nas outras frequências o circuito praticamente se mantém em corte, não deixando passar o sinal.

P1 ajusta o ganho e, portanto, o ponto em que ocorre a “aceitação” do sinal, polarizando a segunda comporta. Já P2 ajusta a seletividade do circuito, atuando diretamente sobre o duplo T. A faixa de operação deste circuito está entre aproximadamente 20 Hz e 20 kHz.

Na figura 1 temos o diagrama completo do amplificador seletivo. A disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso, para uma versão não agregada a outro projeto, pode ser feita conforme mostra a figura 2..

O FET admite equivalente, desde que seja de dupla comporta.

Os trimpots são comuns, e as ligações de entrada e saída de sinal devem ser feitas com fios blindados, de modo a não haver captação de zumbidos.

A prova de funcionamento pode ser feita ligando-se na entrada um gerador de áudio e na saída um Osciloscópio, de modo a se obter a resposta em frequência.

Um ajuste fino da frequência pode ser feito com atuação sobre P2, mas o melhor é trocar os capacitores do duplo T segundo as necessidades.

 

Figura 1 – Diagrama do amplificador
Figura 1 – Diagrama do amplificador

 

 

Figura 2 – Sugestão de placa de circuito impresso
Figura 2 – Sugestão de placa de circuito impresso

 

 

Semicondutores:

Q1 - 3N187 - MOSFET de dupla comporta ou equivalente

 

Resistores (1/8 W, 5%):

R1 - 1 M ohms

R2 - 100 k ohms

R3 - 6,8 k ohms

R4 - 1,2 k ohms

R5 - 220 k ohms

P1 - trimpot de 1 M ohms

P2 - trimpot de 220 k ohms

 

Capacitores:

C1, C3, C4 - 100 nF - poliéster ou cerâmico

C2, - 10 uF – eletrolítico de 12 V

C5 - 1,5 nF (ver texto) - cerâmico ou poliéster

C5, C7 - 680 pF (ver texto) - cerâmico ou poliéster