A Texas Instruments, cujo principal distribuidor de componentes é a Mouser Electronics, possui uma enorme linha de produtos dedicados a aplicações médicas, de saúde e ginástica. São produtos que podem levar a equipamentos de última geração, tanto no campo de aplicações hospitais, consultórios, IoT e vestíveis. Selecionamos no site da Texas Instruments ( http://www.ti.com/applications/industrial/medical/products.html ) uma série de produtos direcionados para esta área que podem ajudar o leitor desenvolvedor a ter ideias para a criação de um novo produto.

A tecnologia atual que une os microcontroladores aos recursos de comunicação sem fio e uma infinidade de sensores pode levar a aplicações que envolvam a interação com os seres humanos nunca dantes imaginadas.

Precisando de componentes da Texas Instruments , clique aqui

Se bem que tenhamos já a disposição uma enorme quantidade delas fabricadas e vendidas sempre há espaço para que uma a mais, com características diferentes, entre no mercado. E é nesse ponto que nossos leitores podem entrar, tirando vantagens e melhorando também a qualidade de vida, prevenção de doenças e até curas.

Analisemos algumas soluções que a Texas Instruments pode oferecer:

Na área médica podemos citar aplicações para monitores de glicose no sangue, os monitores de pressão arterial, os termômetros, etc. Se bem que já existam em grande quantidade no mercado, podem ser combinados em novas aplicações que dependem apenas da imaginação do inventor.

Um projeto de referência pode ser encontrado em http://www.ti.com/solution/blood-glucose-monitor?variantid=23741&subsystemid=23780 

Outro campo de aplicação está no desenvolvimento de aparelhos de ajuda auditiva. Informações sobre projetos com componentes da Texas Instruments podem ser acessadas em: http://www.ti.com/solution/hearing-aid 

 

Figura 1 – Exemplo de projeto sugerido pela Texas para aparelhos de ajuda auditiva.
Figura 1 – Exemplo de projeto sugerido pela Texas para aparelhos de ajuda auditiva. | Clique na imagen para ampliar |

 

Outros equipamentos médicos importantes, principalmente nos dias de Coronavírus que nos afetam são os nebulizadores e os concentradores de oxigênio (respiradores). A Texas Instruments tem soluções importantes para o desenvolvimento de produtos relacionados. Na figura 2 temos um exemplo de projeto de nebulizador que pode ser acessada em: http://www.ti.com/solution/nebulizer

 

Figura 2 – Diagrama de blocos com componentes Texas Instruments para um nebulizador. O destaque é para DRV2700, driver para motor de passo e o DRV2667, acionador para o transdutor piezoelétrico.
Figura 2 – Diagrama de blocos com componentes Texas Instruments para um nebulizador. O destaque é para DRV2700, driver para motor de passo e o DRV2667, acionador para o transdutor piezoelétrico. | Clique na imagen para ampliar |

 

Para o concentrador de oxigênio ou respirador temos informações em: http://www.ti.com/solution/oxygen-concentrator. Nesta página temos um diagrama básico com sugestões de componentes da Texas Instruments que podem ser utilizados. O diagrama de blocos é mostrado na figura 3.

 

Figura 3 – Um respirador ou concentrador de oxigênio com componentes da Texas Instruments.
Figura 3 – Um respirador ou concentrador de oxigênio com componentes da Texas Instruments. | Clique na imagen para ampliar |

 

Temos ainda disponíveis projetos envolvendo sistemas de telessaúde, scanners CT&PET, ultrassom, sistemas de raios X outros.

Para aplicações avançadas, a Texas Instruments fornece soluções em controles de anestesia, máquinas de diálise, acessórios médicos, bombas de infusão, cadeiras de rodas motorizadas, equipamentos cirúrgicos e muito mais.

O monitoramento de pacientes também oferece campo para uma infinidade de aplicações tecnológicas. Temos então os ECGs, exames de olhos, garganta, ouvido, oxímetros de pulso, diagnóstico do sono, etc.

Passando para a área de fitness e cuidados pessoas também temos muitas soluções que podem ser encontradas no site da Texas Instruments para soluções nesse campo.

Em http://www.ti.com/solution/beauty-grooming  podemos encontrar soluções em blocos para aplicações em beleza e maquiagem mostradas na figura 4.

 

Figura 4 – Soluções para beleza e maquiagem
Figura 4 – Soluções para beleza e maquiagem | Clique na imagen para ampliar |

 

Temos ainda soluções interessantes para máquinas de exercícios (esteiras, etc), quando tratamos do setor de ginástica e para os cuidados pessoais podemos citar as escovas de dentes eletrônicas, escovas e secadores de cabelos e vestíveis com monitores de atividades, etc.

E, é claro, para apoiar todas essas aplicações não temos apenas sensores, microcontroladores e outros circuitos. Temos ainda os drives de motores, as fontes de alimentação, sistemas de som, medida, etc.

Visitem o site da Texas Instruments indicado no começo do artigo para mais informações e o site da Mouser Electronics se quiser comprar os dispositivos ou ainda as placas de avaliação e desenvolvimento disponíveis.