Este aparelho reúne duas funções de grande utilidade na bancada do técnico de eletrônica e do hobista. Trata-se de um amplificador que serve para teste de outros circuitos e também de um seguidor de sinais de áudio e RF. Alimentado por pilhas comuns, ele é compacto, sensível e muito fácil de usar.

Há momentos em que precisamos dispor de um sensível amplificador para um teste de microfone, cápsula fonográfica, ou mesmo de pequenos circuitos de áudio que não fornecem potência suficiente de saída para excitar um alto-falante.

Da mesma forma, um recurso importante na reparação de receptores de rádios e aparelhos de áudio em geral, é o acompanhamento do sinal pelas diversas etapas até que o ponto em que ele desaparece, quando então ficará localizado o problema.

Estes dois pontos críticos do trabalho do técnico reparador ou montador podem ser resolvidos com o sensível amplificador e seguidor de sinais que descrevemos neste artigo. Alimentado por pilhas e usando um único integrado, ele é sensível, barato, fácil de montar e muito mais fácil de usar.

 

CARACTERÍSTICAS

Tensão de alimentação: 6 ou 9 V (pilhas)

Corrente de repouso: 10 mA (tip.)

Potência de saída: maior que 250 mW

Impedância de entrada: 50 k ohms

o Ganho de tensão: 200

 

O LM 386 é um amplificador completo num único circuito integrado da National Semiconductor. Este pequeno amplificador pode ser alimentado com tensões de 4 a 15 V sendo por isso indicado para aplicações onde a fonte é formada por pilhas ou bateria.

Sua potência depende da tensão de alimentação, mas a principal característica deste componente e que ele Precisa de muito poucos componentes externos para realizar sua função.

No nosso caso, ligamos nosso circuito integrado como um amplificador de ganho máximo (200) dado pelo capacitor C5 entre os pinos l e 8. Sem este capacitor o ganho será reduzido para 20.

O elemento de saída é um pequeno alto-falante, que para maior fidelidade de reprodução recomendamos ter pelo menos 10 cm. O controle de volume é feito por um potenciômetro comum que no projeto pode ter incorporado o interruptor geral S1.

Na entrada temos uma chave que seleciona o tipo de sinal com que vamos trabalhar.

Na posição em que a chave fica conectada à entrada de áudio o sinal passa diretamente ao circuito.

Na posição em que D2 é ligado ao circuito, podemos trabalhar com sinais de RF que são decodificados. Esta posição será usada quando trabalharmos seguindo sinais em etapas de RF e FI de rádios AM e FM.

Para usar o aparelho como amplificador de prova na bancada fazemos as conexões de entrada em áudio e a chave S2 estará posição correspondente.

Na figura 1 temos o diagrama completo do nosso aparelho.

 

   Figura 1 – Diagrama completo do aparelho
Figura 1 – Diagrama completo do aparelho

 

Sua montagem numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

   Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

Para o circuito integrado sugerimos a utilização de um soquete DIL de 8 pinos, o que evita o aquecimento do Cl no processo de soldagem e facilita a substituição do componente, caso seja necessário.

Para as pilhas recomendamos o uso de suporte. Podem ser usadas 4 pilhas pequenas, médias ou grandes, ou ainda, para maior potência, 6 pilhas medias ou grandes.

O uso de bateria de 9 V não é indicado dado seu esgotamento rápido pelo elevado consumo do amplificador em potência mais alta.

Se o aparelho for para uso exclusivo na bancada pode ser utilizada a fonte de alimentação sugerida na figura 3.

 

Figura 3 – Sugestão de fonte de alimentação
Figura 3 – Sugestão de fonte de alimentação

 

Nesta fonte, o transformador deve ter secundário de pelo menos 250 mA.

O conjunto poderá ser montado numa pequena caixa acústica, com tamanho de acordo com o alto-falante usado, conforme a figura 4.

 

Figura 4 – Instalação em caixa
Figura 4 – Instalação em caixa

 

Na parte lateral teremos o interruptor geral, P1 e as entradas para os cabos.

Estas entradas podem ser dois jaques do tipo P2.

Será interessante que o leitor disponha de um cabo blindado de 1 metro de comprimento, tendo numa extremidade um plugue P2 para conexão ao aparelho e na outra duas garras para conexão aos componentes em prova.

A chave S2 também deve ficar em local acessível e com a identificação de suas funções.

Para provar o aparelho basta ligar sua alimentação, abrir o volume, conectar a ponta de prova no jaque áudio e tocar na entrada com os dedos.

Deve haver o ronco normal da rede, conforme mostra a figura 5.

 

Figura 5 – Teste de funcionamento
Figura 5 – Teste de funcionamento

 

Para usar o aparelho, basta conectar a fonte de sinal na entrada e utilizar S2 de acordo com a função pretendida. O volume deve ser aberto até o ponto em que não ocorra distorção.

 

Cl1 – LM386 - circuito integrado

D1 -Í1N34 ou equivalente - diodo de germânioÂ

B1- 6 ou 9 V - ver texto

FTE e 4 ou 8 ohms 10 cm - alto-falante

S1 - interruptor simples

S2 – chave de1 pólo x 2 posições deslizante

P1-potenciômetro (chave opcional)

R1 -10 ohms x 1/8 W- resistor

 

(Capacitores Eletrolíticos para 12 V):

C1 - 470 nF cerâmíco ou de poliéster

C2 - 100 nF cerâmico ou de poliéster

C3 - 220 uF eletrolítico

C4 - 100 uF eletrolítico

C5 - 10 uF- eletrolítico