Um circuito para ser ligado na saída de seu amplificador estereofônico ou equipamento de som ou para ser incorporado ao seu novo projeto de áudio. Muito simples, este indicador analógico lhe mostra quando o nível de sinal de áudio dos dois canais se igualam.

O indicador de balanço e um útil instrumento para todo o equipamento estereofônico de som. Através dele temos a indicação precisa do momento em que, a partir do ajuste de balanço, obtemos o mesmo nível de sinal para os dois canais.

Este circuito é especialmente interessante para o caso de sonorização ambiente, quando uma avaliação do nível de sinal precisa ser feita de longe, sem a presença no local de um ouvinte para dizer se os níveis de duas caixas estão igualadas, o que ocorre, por exemplo, num teatro.

O circuito que propomos neste artigo é muito simples e não usa fonte de alimentação, pois o próprio sinal de áudio é usado para excitar o instrumento indicador.

Podemos ligá-lo em amplificadores de até 500 watts por canal, bastando para isso apenas alterar um componente segundo tabela dada neste artigo.

A conexão no circuito amplificador é muito simples não exigindo qualquer modificação ou acréscimo de componentes.

 

CARACTERÍSTICAS

Potência de entrada: 1 a 500 watts

Tipo de indicador: bobina móvel de 200 mA com zero no centro

 

COMO FUNCIONA

O que temos é simplesmente um sistema com limitação de corrente para cada canal formado por R1 e R2, diodos retificadores (D1 e D2) e um filtro (C1 e C2), com cada entrada ligada a um dos canais de um amplificador de áudio.

Se as intensidades dos sinais dos canais forem iguais, teremos a mesma tensão na saída do sistema e, portanto, não haverá diferença de potencial aplicada ao instrumento indicador M1.

Neste caso, o ponteiro estará no centro da escala (zero) com a indicação de

balanceamento do aparelho de som.

Se um dos canais tiver um sinal com intensidade diferente do outro haverá uma diferença entre as tensões de saída dos sistemas retificadores e da filtragem e portanto uma tensão diferente de zero aplicada ao instrumento indicador.

Nessas condições a agulha deflexionará para a direita ou esquerda conforme a potência ou nível de sinal de um outro canal seja maior indicando assim o desequilíbrio.

O trimpot P1 serve para ajustar o fim de escala do instrumento em função

da potência do amplificador empregado.

Em função dessa potência devemos também escolher R1 e R2, conforme a seguinte tabela:

 

 

Tabela - Potência máxima por canal R1 e R2.
Tabela - Potência máxima por canal R1 e R2.

 

 

E importante observar que reduções dos valores para cada faixa podem ser necessárias se o equipamento nas condições normais operar com níveis de som mais baixos que os obtidos à máxima potência.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do nosso aparelho.

 

   Figura 1 – Diagrama completo do aparelho
Figura 1 – Diagrama completo do aparelho

 

 

Na figura 2 temos a placa de circuito impresso.

 

 

   Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

 

O conjunto é bastante compacto podendo ser instalado numa pequena caixa plástica, ou se houver espaço na própria caixa do amplificador com que ele deve funcionar.

Os diodos admitem equivalentes como o 1N914 e mesmo 1N4002. O instrumento é de aproximadamente 200 uA com zero no centro da escala e o trimpot é para montagem vertical em placa de circuito impresso, ou se o leitor alterar o layout, do tipo para montagem horizontal.

Os capacitores eletrolíticos não são críticos, podendo ter valores entre 10 uF e 47 uF, com tensões de trabalho a partir de 16 V. Os valores destes componentes determinam a inércia do sistema.

Os resistores são todos de 1/8 ou 1/4 W e para a conexão do aparelho de som não será preciso usar fios blindados.

 

PROVA E USO

Para provar o sistema, basta ligar o aparelho de som a médio volume e atuar sobre o. balanço verificando a movimentação da agulha do instrumento.

Para ajustar o aparelho coloque o som a médio volume com o balanço todo para um lado (som todo num canal) e ajuste P1 para obter a deflexão máxima da agulha do instrumento.

Para usar, basta colocar uma fonte monofônica no amplificador ou a chave na posição mono e ajustar o balanço para ter indicação zero quando então

teremos mesma intensidade de sinal nos dois canais.

Com sinais estéreo a agulha oscilará de um lado para o outro conforme a fonte do programa seja mais intensa num canal ou em outro.

 

 

D1 e D2 - 1N4148 - diodos de silício de uso geral

M1 - 200 uA – microamperímetro com zero no centro da escala

P1 - 47 k ohms - trimpot

R1 e R2- 1 k ohms x 1/8 W - ver texto- resistor (marrom, preto, vermelho)

R3 e R4 - 10 k ohms X 1/8 W – resistor (marrom, preto, laranja)

C1 e C2 - 22 uF x 16 V – capacitores eletrolíticos

Diversos: placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.