Escrito por: Newton C. Braga

O alto-ganho do micro-amplificador permite a utilização eficiente do próprio alto-falante como microfone. Assim, para termos o micro-amplificador operando como intercomunicador bastará usar uma chave que possa ligar o alto-falante na entrada ou saída do circuito conforme queiramos falar ou ouvir, e um transformador para fazer a adaptação de impedância entre o alto-falante e a entrada do micro-amplificador.

Micro Amplificador (ART2765)

Na figura 1 temos uma sugestão para uso, mostrando que na estação mestre, temos o botão de acionamento do intercomunicador e a chave falar-ouvir.

 

Figura 1 – Sugestão de uso
Figura 1 – Sugestão de uso

 

Na estação remota fica apenas o alto-falante. Devido à perdas que podem ocorrer na linha, o fio entre as estações deve ter um comprimento máximo de 20 metros.

 

1 plaquinha com o micro-amplificador montado (R3 é de 4,7k ohms para esta versão)

1 potenciômetro de 100 k ohms com chave (linear ou log)

1 chave de 4 polos x 2 posições, preferivelmente do tipo de pressão

1 transformador de saída para circuitos com válvulas 50C5 ou 6AQ5

2 alto-falantes de 10 cm de 8 ohms

2 caixas para os alto-falantes

1 suporte para 4 pilhas médias

Diversos: fio paralelo em comprimento necessário para unir as duas estações; cabinho; knob para o potenciômetro, solda, etc.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do circuito intercomunicador mostrando os pontos da plaquinha do micro-amplificador onde são feitas conexões.

 

Figura 2 – Circuito completo
Figura 2 – Circuito completo | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 3 temos uma disposição real de componentes os quais devem evidentemente ser fixados em sua caixa.

 

Figura 3 – Aspecto da montagem
Figura 3 – Aspecto da montagem | Clique na imagem para ampliar |

 

 

O potenciômetro que tem por função controlar o volume de escuta e de sensibilidade, assim como ligar e desligar a fonte de alimentação, assim como a chave falar-ouvir são instalados na estação mestre.

A ligação do transformador ao micro-amplificador deve ser feita com fios curtos de modo a se evitar a captação de zumbidos ou realimentações.

 

Colocação em funcionamento

Antes de fazer uma instalação definitiva, faça uma prova de funcionamento.

Confira todas as ligações, e se tudo estiver em ordem, separe as duas estações com um fio provisório de uma distância de uns 5 metros.

Em seguida, pressione a chave falar-ouvir (de pois de ligar o potenciômetro e mantê-lo a todo volume) e fale na estação mestre. Sua voz deve se ouvida claramente na estação remota. Soltando botão falar-ouvir, fale na estação remota. Sua voz deve ser igualmente ouvida na estação próxima.

Quando fora de uso, recomendamos manter desligada a fonte de alimentação para economizar pilhas. O leitor pode também usar uma fonte a partir da rede de energia.