Pela sua simplicidade, este circuito é muito mais uma idéia prática do que propriamente um projeto eletrônico avançado. De fato, utilizando lâmpadas neon comum é possível monitorar o nível de um reservatório de água à distância com facilidade e pouco custo. É o que veremos a seguir.

 


 

O acendimento em sequência das lâmpadas deste indicador depende do nível de água num reservatório. Com o reservatório cheio, todas as lâmpadas estão acesas, apagando gradualmente à medida que o reservatório se esvazia.

As lâmpadas são do tipo neon de baixíssimo consumo (cada uma exige menos de 0,001 W (1 mW) o que significa que, mesmo com todas permanentemente acesas o leitor não terá qualquer aumento sensível na sua conta de energia.

Outra vantagem do uso de lâmpadas de baixíssimo consumo é a possibilidade delas serem acionadas diretamente sem a necessidade de se usar sensores especiais.

O simples contacto da ponta de um fio com a água é suficiente para fazer acender a lâmpada neon.

Para os leitores que usam água de poço ou cisterna bombeada para caixas em níveis mais altos ou ainda que possuam duas ou mais caixas fazendo a transferência do líquido por meio de bombas, a possibilidade de se monitorar a qualquer instante o nível com um sistema simples de baixo custo é muito interessante.

 

COMO FUNCIONA

As lâmpadas neon precisam de uma tensão da ordem de 80 volts para acender, mas uma vez acesas, elas não consomem praticamente nenhuma energia pois a corrente circulante pelo gás ionizado é extremamente baixa.

Assim, mesmo a corrente muito fraca que circula pela ponta de um fio descascado em contacto com a água de um reservatório é suficiente para acender este tipo de lâmpada.

O que fazemos neste projeto é posicionar cada sensor num nível diferente e ligar a ele uma lâmpada neon com um resistor para limitar a corrente a um valor seguro. Este resistor é muito importante para não se eletrificar a água pelo contacto com o fio o que poderia ser extremamente perigoso, causando choques, já que o circuito é alimentado pela rede de energia.

Com um resistor de valor muito alto, a corrente fica limitada a um valor que não causa choques e, portanto, não apresenta perigos.

A alimentação é feita diretamente a partir da rede de energia, especificamente pelo pólo vivo.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo deste indicador de nível.

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.

 

Na verdade, como são usados poucos componentes, até a placa de circuito impresso pode ser dispensada, montando-se os componentes em terminais isolados ou outro recurso qualquer.

Os fios que vão até o conjunto sensor devem ser flexíveis e isolados, mas podem ser finos e longos, de até mais de 20 metros, já que nas aplicações normais o sistema indicador ficará longe do sistema sensor. Os sensores devem ser montados em contacto com a água do reservatório.

Os fios do sensor devem ser rígidos e ter comprimentos de acordo com a variação do nível de água que se deseja monitorar.

O fio mais curto vai corresponde ao reservatório cheio enquanto que o mais longo vai corresponder ao nível mínimo ou vazio.

As pontas dos fios sensores são descascadas em aproximadamente 1 cm para fazer contacto com o líquido.

Importante: use este sistema apenas para água.

As lâmpadas neon são do tipo NE-2H ou equivalentes de terminais paralelo.

Na figura 3 damos uma sugestão de painel indicador com as lâmpadas diretamente nele fixadas. Veja que a quantidade de lâmpadas usadas depende exclusivamente do leitor.

 

Os resistores podem ter valores entre 100 k ohms e 470 k ohms de qualquer dissipação. Os valores não são críticos mas não podem ser menores que 100 k ohms para todos, menos R6, por medida de segurança.

Na figura 4 damos o modo de se fazer a identificação do pólo vivo da tomada ou rede de energia onde deve ser alimentado o circuito indicador.

 

Veja que este aparelho não precisa ter os dois polos ligados a alimentação pois o outro é o próprio líquido do reservatório em conexão com a terra.

No indicador de pólo vivo, o resistor em série com a lâmpada neon deve ser de 220k a 1 M ohms para se evitar choques.

Uma vez montado o aparelho é só fazer sua instalação.

 


LISTA DE MATERIAL

 

NE-1 a NE-5 - lâmpadas neon NE-2H ou equivalentes

R1 a R5 - 100 k ohms x 1/4 W - resistores

R6 - 10 k ohms x 1/4 W - resistor

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, material para os sensores, fios, solda, etc.