Este circuito mantém a luz de entrada ou de varanda acesa por alguns minutos quando alguém toca a campainha. Desta forma as visitas, mesmo na ausência de pessoas na casa não precisam esperar no escuro. Depois do final do tempo programado, a luz apaga automaticamente. O circuito pode ser facilmente adaptado em qualquer campainha residencial já que tem funcionamento independente.

 

 

O que descrevemos neste artigo é um temporizador simples que é acionado quando alguém toca a campainha de entrada de uma residência.

O circuito aciona um relé e o mantém com os contactos fechados por um intervalo de tempo que pode variar entre 1 e 5 minutos tipicamente. Depois deste intervalo, o relé é desativado e o circuito passa a um estado de espera por um novo toque.

Na condição de espera o consumo de energia do aparelho é muito baixo o que permite que ele fique ligado permanentemente sem problemas de gasto excessivo de energia.

O circuito é adaptado no próprio sistema de acionamento da campainha. Desta forma, além da habilidade que o leitor deve ter para fazer a montagem em si deve-se contar com um pouco de habilidade para mexer na instalação elétrica da campainha de entrada.

 

COMO FUNCIONA

A base do projeto é um circuito integrado 555 que está ligado na configuração monoestável.

Nesta configuração, quando o pino 2 é levado momentaneamente à terra pelo acionamento da campainha dupla de entrada, o monoestável dispara e seu pino 3 vai ao nível alto por um intervalo de tempo determinado pelo valor de R2 e pelo capacitor C1.

O leitor poderá alterar estes componentes numa ampla faixa de valores conforme o tempo de acionamento desejado.

Com a saída do circuito integrado no nível alto o transistor Q1 é saturado e com isso o relé é energizado. A energização do relé faz com que ele feche seus contactos acionando a luz de varanda.

Observe que os contatos NA do relé são ligados em paralelo com o interruptor geral que aciona a lâmpada da varanda.

No final do tempo determinado pelo capacitor C1 e pelo resistor R2 o relé abre seus contactos e com isso a lâmpada da varanda deixa de ser alimentada.

O circuito poderá ser alimentado com tensão de 6 ou 12 V conforme o relé usado. Uma fonte simples, sem necessidade de estabilização pode ser usada para esta finalidade.

Na figura 1 damos sugestões de duas fontes de alimentação que podem ser usadas com este circuito.

 

Observe que o relé recomendado para 6V exige uma corrente de 100 mA enquanto que o relé para 12V exige uma corrente de disparo de 50 mA. Em suma, os dois relés, quando energizados têm o mesmo consumo.

 

 

MONTAGEM

Na figura 2 temos o diagrama completo do sistema de acionamento temporizado da lâmpada de entrada pela campainha.

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 3.

 

Para maior segurança será conveniente montar o circuito integrado num soquete DIL de 8 pinos. O relé admite equivalentes, mas dependendo do tipo usado pode ser necessário alterar o layout da placa de circuito impresso.

Os resistores são de 1/8W e os capacitores não são críticos.

Como os fios de controle do interruptor geral S da lâmpada operam com a tensão da rede de energia é preciso ter muito cuidado com seu isolamento e também com sua instalação para não haver perigo de choques.

O interruptor da campainha de entrada deve ser adaptado ou usado um interruptor duplo (que não é fácil de encontrar). Uma solução alternativa consiste em se montar lado a lado dois interruptores de campainha comuns e colar entre eles uma barra de plástico de modo que ao ser pressionado um o outro também seja, conforme mostra a figura 4.

 

Neste caso também devemos lembrar que um dos interruptores estará diretamente ligado à rede de energia e portanto sujeito à tensões perigosas.

Ao trabalhar na instalação sistema não se esqueça de desligar a chave geral de sua casa.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho basta pressionar o botão da campainha estando o interruptor de acionamento da lâmpada aberto (lâmpada apagada).

A lâmpada deve acender e assim permanecer por um certo tempo. Se o tempo for muito curto, aumente o valor de R2 ou de C1. Também pode ser aumentado o valor dos dois. O limite de valores está em torno de 2 M ohms para R2 e 1 000 uF para C1 quando se obtém uma temporização de mais de meia hora.

Se o aparelho funcionar normalmente, basta usá-lo. Para isso, quando sair e deixar a luz apagada você pode contar com seu acendimento automático quando alguém tocar a campainha.

 


LISTA DE MATERIAL

 


Semicondutores:

CI-1 - 555 - circuito integrado - timer

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

D1 - 1N4148 ou equivalente - diodo de uso geral


Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 10 k ohms

R2 - 100 k ohms - ver texto

R3 - 1,5 k ohms


Capacitores:

C1 - 470 uF/16V - eletrolítico - ver texto

C2 - 100 uF/16V - eletrolítico


Diversos:

K1 - relé de 6 ou 12 Volts

Placa de circuito impresso, soquete para o circuito integrado, caixa para montagem, fonte de alimentação, fios, solda, etc.