Escrito por: Newton C. Braga

Uma técnica interessante de espionagem, que talvez muitos não conheçam, é utilizar um prego para fazer o acoplamento sonoro ao microfone. Aproveitando a própria parede como um diafragma, um prego transfere o som para um microfone sensível, possibilitando assim a escuta. Veja como fazer isso neste artigo.

As paredes, por mais sólidas que sejam, transitem vibrações sonoras. Tanto isso é verdade que, se não ocorresse o fenômeno, não conseguiríamos ouvir do outro lado qualquer tipo de som.

É claro que se trata de um transmissor pobre, mas com recursos eletrônicos, podemos aproveitar o pouco que ela transmite, funcionando como um diafragma para fazer a escuta em operações de espionagem, ou mesmo de curiosidade.

Isso pode ser feito da forma básica mostrada na figura 1.

 

Ouvindo Através das Paredes com Microfone de Prego
Ouvindo Através das Paredes com Microfone de Prego

 

O ideal é ter um pequeno amplificador que possa ser preso ao prego ou ainda um microfone que possa se apoiar diretamente no prego.

Uma chapinha soldada ao prego pode facilitar esta operação, obtendo-se assim um bom acoplamento.

Como amplificador, existem muitas opções neste site como os tipos alimentados por pilhas LM386, TDA7052 e até mesmo uma ideia interessante é utilizar o gravador do celular com um microfone externo.