Escrito por: Newton C. Braga

Este artigo é antigo, de 1976, mas como usa componentes comuns ainda hoje, pode ser montado com facilidade. Trata-se de um pré-amplificador com misturador de 3 transistores para microfones e instrumentos musicais.

O transistor BC549 pode ser analisado como a "versão plástica" ou SOT54 do transistor BC109, cujo baixo nível de ruído o tornou popular nos circuitos de entrada de áudio.

Nosso pré-amplificador misturador utiliza um transistor BC549 em cada entrada de modo a proporcionar um certo ganho de sinal o que dá maior versatilidade ao circuito, proporcionando-lhe a possibilidade de amplificação do sinal o que não é possível com os misturadores passivos.

Assim, poderemos usá-lo não somente com fontes de sinais convencionais como também com fontes de baixo nível de sinal. O controle independente de cada entrada possibilita uma regulagem dos níveis de sinal de tal modo a haver um equilíbrio compatível com a aplicação do circuito.

Podemos então aplicá-lo simplesmente com a finalidade de fazer gravações com fundos musicais, ou ainda misturar sinais de três fontes, obtendo equilíbrio perfeito de suas intensidades como, por exemplo, em gravações de conjuntos musicais;

As possibilidades de aplicação, evidente- mente, só são limitadas pela capacidade de imaginação do leitor.

 

O CIRCUITO

O circuito básico é mostrado com três entradas (figura 1) e, portanto, três transistores.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Entretanto, outras etapas idênticas podem ser acrescentadas proporcionando a possibilidade de se misturarem sinais de outras fontes.

Cada etapa consiste num amplificador de emissor comum com um controle individual de excitação o que permite acomodar o nível de sinal (excitação) de cada fonte de modo a se conseguirem os efeitos desejados.

Para uma aparência profissional deste misturador/pré-amplificador, os controles de “mixagem" podem ser feitos com potenciômetros deslizantes.

O importante a observar em relação às características elétricas deste circuito é que ele está projetado de modo a poder funcionar com fontes de sinais de uma boa gama de impedâncias.

Assim, para as gravações comuns, não precisará haver uma preocupação excessiva com o casamento de impedância de microfones, cápsulas ou outras fontes de sinais.

O único caso a ser considerado é o da excitação excessiva que pode ocorrer com a ligação direta de um amplificador (saída do alto falante à entrada) caso em que uma rede atenuadora, um potenciômetro para dosar o sinal, deve ser acrescentado (figura 2).

 

Figura 2
Figura 2

 

 

MONTAGEM

Na figura 3 temos a placa de fiação impressa usada para o caso do circuito de 3 entradas.

 

Figura 3
Figura 3

 

 

O reduzido número de componentes não oferecerá maiores dificuldades ao montador experiente. Os resistores podem ser de 1/8 ou 1/4 W e os capacitores eletrolíticos são para uma tensão de isolação de 10 Volts ou mais.

Devemos apenas lembrar que, como se trata de um circuito de entrada de áudio, suscetível à captação de ruído, deve-se tomar o máximo cuidado com as conexões de entrada e saída de sinais que devem ser perfeitamente blindadas e a blindagem aterrada.

Com relação à fonte de alimentação para este circuito existem duas possibilidades: pode ser usada uma bateria comum de 9 Volts que durará bastante tempo, já que o consumo da unidade é bastante pequeno, ou ainda poderá ser aproveitada a própria fonte de alimentação do amplificador com o qual pré-amplificador deverá operar.

 

COMO USAR O MISTURADOR-PRÉ-AMPLI FICADOR

Na figura 4 temos ilustrada a utilização do misturador pré-amplificador em conjunto com três fontes de sinais que são dois microfones de guitarra e um microfone comum.

 

Figura 4
Figura 4

 

 

Com esta configuração pode-se ajustar individualmente o nível de excitação de cada microfone de modo a se obter perfeito equilíbrio da intensidade de cada instrumento e do cantor. Com isso não teremos a superposição de qual- quer uma das fontes “atrapalhando" o desempenho do sistema

 

Q1, Q2, Q3 - BC549

R1 - 5 k - potenciômetro log (entrada de baixa impedância).

R6 - 100 kohms - potenciômetro log (entrada de alta impedância).

R10- 100 kohms - potenciômetro log (entrada de alta impedância).

R2 - 2,7 kohms 1/8 W

R3 - 180 kohms 1/8 W

R4- 39kohms 1/8 W

R5 - 1,5 kohms 1/8 W

R7- 22kohms 1/8 W

R8 - 180 kohms 1/8 W

R9- 39kohms 1/8W

R11-22 kohms 1/8 W

R12 - 180 kohms 1/8 W

R13-39 kohms 1/8 W

R14 - 330 kohms - 1/8 W

Cl, C2, C3- 10 uF - 12 V

C4,C5-100 uF - 12V

B1 - Bateria de 9 Volts

S1 - Interruptor Simples