Este aparelho pode ser usado em sorteios, em experiências de percepção extra-sensoriais, em jogos e de muitas outras formas. Os executivos podem até usar este aparelho num interessante jogo de tomada de decisões. A alimentação do aparelho pode ser feita com pilhas ou bateria e são utilizados poucos componentes comuns de baixo custo.

 

Sortear um número entre 1 e 10 pode ser interessante em muitos tipos de jogos, pesquisas ou mesmo para tomar decisões importantes. Evidentemente, a possibilidade de se contar com um recurso eletrônico para esta finalidade, que seja à prova de fraudes, pode ser muito mais interessante ainda.

O aparelho que propomos para esta finalidade, além de ser à prova de fraudes ou de vícios que possam forçar mais a saída de determinados números tem um visual bonito e pode ser levado no bolso, pois se trata de uma montagem bastante compacta.

A indicação do valor sorteado é feita através de um de 10 LEDs que permanece aceso. O consumo do aparelho, por outro lado, é muito baixo, o que garante excelente durabilidade para as pilhas ou bateria.

Mas, uma característica importante a ser observada é o modo como é feito o sorteio: pelo simples toque dos dedos num sensor.

Quando tocamos neste sensor, os LEDs piscam rapidamente (não conseguimos notar o corrimento sequencial, de tão rápido) e quando tiramos os dedos, apenas um deles permanece aceso.

A velocidade elevada do corrimento impede que alguém consiga tirar o dedo exatamente no instante em que o LED que deseja sortear esteja aceso.

 

Características:

* Tensão de alimentação: 6 ou 9V

* Consumo: 5 mA (tip)

* Número de sorteio: 1 à 10

* Acionamento: por toque

 

COMO FUNCIONA

A base do projeto é um circuito integrado CMOS que consiste num decodificador 1 de 10 muito conhecido.

Partindo da situação em que o primeiro LED está aceso, a cada pulso que aplicamos na sua entrada (pino 14), o LED aceso apaga e o seguinte acende. Isso significa que em cada instante apenas um LED estará aceso e esta condição depende do número de impulsos que aplicamos na entrada.

O circuito, por ser de tecnologia CMOS é extremamente sensível e até mesmo os sinais da rede de energia de 60 Hz captados pelo nosso corpo podem dispará-lo provocando assim o corrimento dos LEDs.

Assim, se ligarmos uma plaquinha de metal (sensor) a esta entrada, bastará tocarmos com os dedos, para que os 60 Hz da rede de energia sejam interceptados e 60 pulsos por segundo sejam aplicados ao circuito, fazendo os LEDs correrem rapidamente.

Nesta velocidade (60 por segundo) não podemos controlar o circuito de modo que, ao tirarmos os dedos do sensor, é praticamente impossível saber quantos pulsos passaram e, portanto qual LED ficará aceso.

Por mais curto que seja o toque não podemos controlá-lo a ponto de determinar o número exato de pulsos e, portanto o resultado do sorteio.

O resistor R1 polariza a entrada de modo a não deixá-la num estado indefinido enquanto R2 limita a corrente que circula pelos LEDs.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Diagrama do aparelho com 10 LEDs
Diagrama do aparelho com 10 LEDs

 

A montagem poderá ser feita numa pequena placa de circuito impresso conforme disposição de componentes mostrada na figura 2.

 

Placa de circuito impresso. Os LEDs não estão na ordem de acendimento.
Placa de circuito impresso. Os LEDs não estão na ordem de acendimento.

 

Para o circuito integrado será interessante usar um soquete DIL de 16 pinos.

Na montagem, os LEDs devem, ficar com os terminais longos, afastados da placa conforme mostra a figura 3, de modo que eles possam encaixar na parte frontal da caixa, onde existem furos.

 

Modo de montar os LEDs na placa de circuito impresso.
Modo de montar os LEDs na placa de circuito impresso.

 

Os resistores são de 1/8W ou maiores e o capacitor C1 é um eletrolítico para 12V ou mais.

A alimentação, conforme o tamanho da caixa pode ser feita com uma bateria de 9V ou então 4 pilhas pequenas.

O sensor é um percevejo ou uma chapinha de metal no painel. Também pode ser usado um pedaço de placa de circuito impresso virgem para esta finalidade.

 

PROVA E USO

Basta ligar a alimentação e tocar no sensor. Os LEDs devem correr rapidamente dando a impressão que todos estão acesos fracamente.

Tirando o dedo somente um LED deve permanecer aceso. Podemos numerar os LEDs de 1 a 10 ou até mesmo fazer cartelas como a mostrada na figura 4 para jogar "rapa tudo".

 

Sugestões de
Sugestões de "cartela" para o rapa-tupo.

 

Comprovado o funcionamento é só utilizar o sorteador.

 


LISTA DE MATERIAL


Semicondutores:

CI-1 - 4017 - circuito integrado CMOS

LED1 à LED10 - LEDs vermelhos comuns


Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 22 M?
R2 - 470 ?

 

Capacitor:

C1 - 10 uF x 12V - eletrolítico


Diversos:

B1 - 6 ou 9V - 4 pilhas pequenas ou bateria

S1 - Interruptor simples

Placa de circuito impresso, sensor, suporte de pilhas ou conector de bateria, caixa para montagem, suporte para os LEDs (opcional), fios, solda, etc.