O projeto não é moderno, mas é perfeitamente viável em nossos dias, pois os componentes são comuns. Recomendamos até que o transistor Q3 seja trocado por um BC494 e que a alimentação seja feita com 9 V para que se obtenha mais alcance. O circuito é ideal para cursos de iniciação à tecnologia e também para o montador que deseja algo diferente para seu próximo projeto.

A finalidade deste transmissor de FM é ligá-lo à sua guitarra, violão ou outro instrumento que opere com um captador ou microfone e com isso fazer com que o som seja transmitido para um amplificador próximo, tudo isso sem fio. Não utlilizando o cabo, pode-se ter muito maior mobilidade como também temos menor possibilidade da ocorrência da captação de zumbidos ou ruídos.

O transmissor que ensinamos a montar neste artigo e o receptor pode ser qualquer rádio de FM ligado ao amplificador usado, ou então pode ser seu próprio equipamento de som colocado em frequência livre da faixa de FM.

O transmissor é montado numa pequena caixinha que será presa à cintura do músico e sua antena é um pedaço de uns 10 cm de fio o que dá um alcance da ordem de 20 metros para o sistema.

Na figura 1 temos o diagrama completo da guitarra sem fio que usa dois transistores.

 

Diagrama completo da Guitarra sem fio
Diagrama completo da Guitarra sem fio

 

A configuração mostrada só admite captadores magnéticos de baixa impedância ou então microfones magnéticos de baixa impedância. Para captadores ou microfones do tipo "cristal" este circuito não serve.

A bobina L1 consiste em 2 + 2 espiras de fio esmaltado de espessura entre 22 e 28 enroladas num lápis como referência.

O trimmer CV pode ser de qualquer valor entre 20 e 50 pF e deve ser ajustado para que o sinal do transmissor seja captado numa frequência livre da faixa de FM.

Todos os componentes são soldados na placa de circuito impresso que é mostrada na figura 2.

 

Placa de circuito impresso da Guitarra sem fio
Placa de circuito impresso da Guitarra sem fio

 

A antena não deve encostar em nada, para maior eficiência do aparelho e em alguns casos pode até ser eliminado se o receptor não ficar a mais de 5 metros do músico.

Os resistores são todos de 1/8W e os capacitores devem ser dos tipos indicados na relação de material. Não use tipos de poliéster onde são recomendados os cerâmicos.

O jaque J1 de entrada deve ser de tipo apropriado para o plugue do captador do instrumento usado.

Para alimentação temos duas opções: usar 4 pilhas pequenas com maior autonomia e menor alcance ou usar uma bateria de 9 V com menor autonomia mas maior alcance.

O único ajuste a ser feito no funcionamento é colocar o receptor em frequência livre da faixa de FM e atuar sobre CV para que o melhor sinal do transmissor seja captado.

 


Semicondutores:

Q1 - BC549 ou equivalente - transistor NPN de baixo ruído

Q2 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

Q3 - BF494 ou BF495 - transistor NPN de RF


Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 1 M ? - marrom, preto, verde

R2 - 2,2 k ? - vermelho, vermelho, vermelho

R3 - 4,7 k ? - amarelo, violeta, vermelho

R4 - 27 k ? - vermelho, violeta, laranja

R5 - 12 k ? - marrom, vermelho, laranja

R6 - 220 ? - vermelho, vermelho, marrom


Capacitores:

C1, C2 - 10 µF/12V - eletrolíticos

C3 - 2,7 nF à 4,7 nF - cerâmico

C4 - 4,7 ou 5,6 pF - cerâmico

C5 - 100 nF - cerâmico

CV - trimmer comum plástico ou de porcelana - ver texto


Diversos:

J1 - Jaque de entrada

L1 - Bobina - ver texto

S1 - Interruptor simples

B1 - 6 ou 9V - 4 pilhas ou bateria

A - antena - fio de 10 cm (opcional)

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas ou conector de bateria, fios, solda, etc.

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