A Honeywell (www.honeywell.com) em seu application note AN202 sugere um circuito prático para seu sensor magnético híbrido HMC2002/3, capaz de medir campos de menos de 100 uGauss numa escala de +/- 2 Gauss. Para o HMC2003, os sinais de saída Xout, Yout e Zout representam os três eixos de orientação do campo magnético que está sendo medido. Estes sinais variam entre 0 e 5 V com uma saída em campo zero de 2,5 V. Estes sinais podem ser aplicados diretamente à entrada de um conversor A/D com uma saída Vref do circuito híbrido para a medida na escala desejada. Na figura 1 temos o circuito sugerido pela Honeywell. Na atualização de 2012, sugerimos que seja verificada a disponibilidade dos componentes indicados, já que o artigo original é de 2008.

 

Figura 1- Circuito para medida de campos magnéticos utilizando sensor híbrido da Honeywell.
Figura 1- Circuito para medida de campos magnéticos utilizando sensor híbrido da Honeywell.

 

Neste circuito é utilizado um conversor A/D TLC2543 da Texas Instruments de 12 bits. Com ele o bit menos significativo da escala corresponde a 1 miliGauss da escala plena de 2 Gauss. Para se obter maior sensibilidade pode-se utilizar um conversor A/D de 14 ou 16 bits.

]Com isto, temos um aumento da sensibilidade mas às custas de uma modificação na escala total. Por exemplo, com um ganho 4 num amplificador entre Xout e AIN0 temos uma sensibilidade de 250 uGauss mas a escala total fica reduzida a um máximo de 0,5 Gauss.

Para alcançar maior resolução, o sensor deve ser ajustado para máxima sensibilidade. Isso pode ser feito com o recurso de corrente de Honeywell. Com esta técnica não se necessita de recursos externos e mais informações podem ser obtidas no Application Note AN201 da Honeywell, disponível no site para download.

Os sinais do A/D são aplicados a um microcontrolador PIC16C54 que processa os sinais para um MAX232LAR, fornecendo assim uma interface 232 para o circuito. A alimentação do circuito é feita com tensões de 5 V e 12 V e o cristal é de 4 MHz para o PIC.