Um grande problema que ocorre nos sistemas de som ambiente, sistemas públicos de alto-falantes, sonorização de estádios e outros locais em que a distância do amplificador aos alto-falantes seja grande é o Line Drop-out (Queda na Linha). Também temos a solução para os problemas de cabo que ocorrem com câmeras remotas de vídeo. Neste artigo Yoji Konda da Keletron (http://www.yojikonda.com/) trata do assunto com algumas informações de grande importância.

Grande parte dos equipamentos eletroeletrônicos são comprados de lojistas e instalados por pessoal sem nenhum conhecimento técnico, não passando por avaliações de técnicos ou engenheiros. O resultado é um funcionamento anormal, nem sempre percebido de imediato pelos instaladores. Os problemas principais ocorrem com os fios longos. Damos a seguir alguns exemplos.

 

CABOS OU FIOS LONGOS - CFTV.

1 - CFTV - O ideal seria colocar uma pequena fonte de 500 mA ou mais próximo possível à cada câmara.

Porém, a tendência da maioria é colocar uma fonte grande de 12 V x 5 A a 10 A na central do CFTV e distribuir para todas as câmeras.

A distância física entre as câmeras e a central pode ser menor, mas o comprimento da fiação, por fazer contornos é muito maior.

Veja o que ocorre nas últimas câmeras em uma instalação de 66 metros , usando fio 16

 


 

Neste exemplo temos uma queda de tensão de 8 V (Voltage Drop) e a câmera recebe apenas 4 V (Voltage at Load)

 

Veja um caso típico:

Instalei um sistema CFTV em um edifício de 18 andares.A fonte era estabilizada de 12 V x 10 A, instalada no térreo.As câmeras funcionam bem só nos primeiros andares, nos restantes as imagens não aparecem ou aparecem com chuviscos e falta de sincronia.

A solução seria justamente a de colocar uma pequena fonte junto a cada câmera.

 

2 - SOM AMBIENTE EXTERNO OU DE RUAS.

Um dos sistemas que vem se ampliando rapidamente é o Som Ambiente de Ruas. Esta é uma alternativa legal para substituir as famigeradas Rádios Piratas.

O som deve ser baixo, apenas o suficiente para ser ouvido, não devendo atrapalhar as pessoas que estão trabalhando ou descansando.

Porém 80% das instalações estão deficientes uma parte devida a usar linha de 70 V e outra parte por usar fio telefônico de 1mm2 (a maioria).

O comprimento típico destas instalações é de 500 a 2.500 metros

Veja na tabela abaixo que a linha de 70 V deve ser totalmente descartada, em vista da excessiva queda de tensão.

 


 

Por esta tabela vemos que com fios 1,5 mm2 a uma distância de 96 metros temos uma perda de 20%.

Veja agora na tabela abaixo como a nossa recomendação em usar a linha de 210 V e fios de 2x4 mm2 é correta:

 


 

Com a linha de 210 V a perda de 20% só ocorre a uma distância de 863,8 metros.

O que ocorre tanto no sistema de CFTV como em som ambiente é que os instaladores desconhecem que os mesmos precisam incrementar as bitolas também pela distância percorrida para evitar o Drop-Out

Veja a declaração de instaladores de som ambiente externo em relação aos fios.

Não há nada de errado com os fios. Uso o fio "correto", telefônico FE-100 de 2x1 mm2 com 2.000 metros e testei-os tocando os mesmos com as mãos e não há nenhum sobreaquecimento. O problema não é com os fios, é outro: gostaria de saber por que as primeiras caixas estão com volume normal e as últimas não dá para se ouvir.

 

Realmente ocorre um mito nacional em relação aos fios de instalação de som ambiente de ruas, é quase unanimidade usar este tipo de fios.