A Maxim (www.maxim-ic.com) apresenta em seu Application Note 3888 uma solução interessante para o controle de relés com trava de bobina única usando o circuito integrado MAX4821. Veja neste artigo como é possível controlar até quatro desses relés a partir de um microcontrolador, com sinais lógicos simples.

Os relés com trava, de bobina única, apresentam características que os diferenciam dos relés comuns e que devem ser levadas em conta quando projetamos seus circuitos de controle.

Conforme mostra a figura 1, para armar o relé fechando, é preciso que uma corrente circule por certo por sua bobina num sentido. O relé vai se manter fechado mesmo depois que essa corrente for cortada.

 

Figura 1
Figura 1

 

Para desarmar o relé, ou seja, voltar a ter os contactos nas condições iniciais, é preciso fazer circular uma corrente pela bobina mas no sentido oposto, conforme mostra a mesma figura.

Não é preciso dizer que essa reversão de corrente para a comutação desse tipo de relé representa um problema de projeto, já que componentes como transistores bipolares e MOPSFETs de potência, conduzem a corrente num único sentido.

É preciso contar com uma configuração mais complexa, por exemplo usando pontes, que certamente além de dificultar o projeto também significam o aumento de seu custo.

A sugestão da Maxim é usar o circuito integrado MAX4821 na configuração mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

O circuito em questão pode acionar até 4 relés com trava a partir de sinais lógicos que podem vir de um microprocessador.

Isso é possível graças à configuração de saída do circuito integrado que contém transistores de efeito de campo com dreno aberto, conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3
Figura 3

 

Os diodos têm a finalidade de proteger os transistores contra as tensões inversas que são geradas na comutação de cargas indutivas, como é o caso dos relés.

A figura 4 mostra as formas de onda no disparo dos relés ligados às suas saídas.

 

Figura 4
Figura 4

 

Os relés indicados são da Aromat AGN210A4Hz mas equivalentes com as mesmas características podem ser usados.