O circuito apresentado permite comutar a potência numa carga resistiva, passando de um nível máximo para média potência, usando uma chave de baixa corrente ou mesmo um relé. A idéia prática pode ser usada para controlar o brilho de lâmpadas incandescentes, a temperatura de elementos de aquecimento ou como recurso para se economizar energia.

 

No circuito apresentado na figura 1, quando a chave se encontra na posição 1, o triac dispara nos dois semiciclos da tensão alternada da rede de energia, aplicando assim potência total à carga controlada.

 


 

Na posição 2, o disparo só ocorre com os semiciclos positivos e com isso apenas metade dos ciclos da tensão da rede são aplicados à carga que então funciona com metade da potência máxima.

Na posição 3, o TRIAC permanece desligado e com isso a carga não recebe energia alguma.

A vantagem desse circuito está na baixa corrente de disparo do TRIAC, da ordem de 50 mA, o que permite usar chaves ou outros dispositivos de pequena potência no controle. Até mesmo reed-swtiches podem ser usadas nessa configuração, o que leva à possibilidades interessantes de automatismos.

Indicamos o TIC226B de 6 A para a rede de 110 V e o TIC226D para a rede de 220 V. Evidentemente, esse componente deve ser montado num radiador de calor compatível com a potência dissipada.

Triacs para maiores potências podem ser usados atentando-se apenas para a corrente de disparo que eventualmente pode exigir uma redução de valor do resistor R1.

O resistor R1 deve ser de 2 W pelo menos e o cabo de conexão à chave pode ser longo, apenas com as devidas precauções com sua proteção contra eventuais choques já que o circuito não é isolado da rede de energia.

Para a montagem pode ser usada uma pequena placa de circuito impresso ou outra técnica, já que são usados poucos componentes.

Observamos que esse circuito não deve ser utilizado com lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou outras cargas que não admitem uma operação com alteração da forma de onda da tensão alternada aplicada.

Na figura 2 mostramos uma idéia de como utilizar um controle por relé, onde ao ser ativado, o relé leva o circuito a uma condição de menor consumo.

 


 

Na figura 3 mostramos o modo de se usar um reed-switch para comutar a potência aplicada à carga. Na posição em que o reed-switch se encontra aberto a potência na carga é baixa, sendo total quando ele é fechado.

 


 

 

TRIAC - TIC226B(D) - Triac - ver texto

D1 - 1N4004 - diodo retificador

R1 - 150 ? x 2 W - resistor

S1 - Chave de 1 pólo x 2 ou 3 posições

 

Diversos:

Placa de circuito impresso ou outra tecnologia de montagem, radiador de calor para o TRIAC, cabo de força, fios, solda, etc.