Os projetos em matrizes de contatos são ideais para escolas técnicas e pessoas que estejam aprendendo eletrônica. Temos no site artigo que ensina como usar as matrizes e também, em nosso curso, a teoria completa sobre o funcionamento de diversos circuitos. Neste artigo, damos um projeto interessante que, além de simples, tem efeitos sonoros atraentes. Trata-se de uma sirene intermitente com dois circuitos integrados 555.

Descrevemos a montagem de uma sirene modulada em que são utilizados dois circuitos integrados 555 na configuração estável, alimentando uma pequena etapa de potência, capaz de excitar com bom volume um alto-falante.

O circuito pode ser usado em alarmes, efeitos sonoros, decoração e em muitas outras aplicações, funcionando com tensões de 6 a 12 V. Quanto maior a tensão, maior a intensidade do som produzido.

 

Funcionamento

O primeiro circuito integrado 555 gera pulsos intervalados que vão determinar o modo como o som produzido pela sirene varia. A frequência deste oscilador é ajustada em P1, o que permite determinar o modo como o som varia. O capacitor C1 é o outro componente do circuito que determina o som, podendo também ser alterado.

Os sinais deste oscilador controlam o segundo oscilador, que também utiliza um circuito integrado 555. Este oscilador determina o tom do som produzido, podendo ser ajustado em P2. O capacitor C2 determina a frequência central deste oscilador, também podendo ser alterado.

O sinal deste oscilador que consiste agora em pulsos controlados pelo primeiro oscilador é aplicado à base de um transistor de potência de áudio. Este transistor tem em seu coletor um alto-falante que reproduz o som gerado.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo da sirene.

 

Figura 1- Diagrama completo da sirene
Figura 1- Diagrama completo da sirene

 

Na figura 2 temos a montagem do circuito numa matriz de contatos.

 

Figura 2 - Montagem na matriz de contatos
Figura 2 - Montagem na matriz de contatos

 

O transistor de potência deve ser dotado de um pequeno radiador de calor se a tensão de alimentação estiver acima de 9 V.

Observe bem a posição dos circuitos integrados e do transistor, pois se houver inversão, o circuito não funciona.

Os potenciômetros não são críticos podendo ser usados tipos entre 220k e 1 M para os ajustes. Até mesmo trimpots podem ser usados, do tipo que se encaixa em matrizes de contato.

O circuito pode ser alimentado por pilhas ou por uma fonte de alimentação com pelo menos 300 mA de corrente.

 

CI-1, CI-2 - 555 - circuitos integrados

Q1 - TIP31 - Transistor NPN de potência

FTE - 4 ou 8 ? x 10 cm ou maior - alto-falante

B1 - 6 a 12 V - pilhas ou fonte

P1, P2 - 470k - potenciômetros ou trimpots

R1, R2 - 4k7 x 1/8 W - resistores - amarelo, violeta, vermelho

R3, R4 - 10k x 1/8 W- resistores - marrom, preto, laranja

R5 - 1k x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho

C1 - 10 µF - capacitor eletrolítico

C2 - 22 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

Diversos:

Matriz de contatos, fios, suporte de pilhas ou fonte, etc.