O circuito apresentado foi proposto pela Texas Instruments (www.ti.com), tendo por finalidade excitar um diodo LASER com pulsos (PWM) de alta qualidade, com corrente constante e um nível muito baixo de ruído. (2007)

Nesse circuito é utilizado um amplificador operacional alimentado por fonte simétrica de 5 V, enquanto a excitação do diodo LASER é feita por um transistor NPN a partir de fonte separada de 3,3 V.

O amplificador operacional escolhido, OPA227, é um tipo especial com um nível de ruído muito baixo, empregando transistores bipolares.

A corrente no diodo LASER é sensoriada através do resistor Rshunt que realimenta o circuito através da entrada inversora. Para esse circuito, temos a relação entre a corrente no diodo LASER com a tensão de entrada dada pelo gráfico da figura 1.

Observe que o transistor Q1 dissipa 1,5 W com uma corrente de saída de 1 A quando alimentado por uma tensão de 3,3 V. Essa dissipação está de acordo com as características do transistor usado (FTZ851) que é apresentado em invólucro SOT-223.

A dissipação de calor desse transistor é feita sem a ajuda de dissipador, utilizando-se em seu lugar as linhas de cobre da placa de circuito impresso.

 


 

O circuito do excitador é mostrado na figura 2.

 


 

Nesse circuito os capacitores "by pass" não são mostrados, mas devem ser incluídos. O amplificador operacional também pode ser alimentado com tensões maiores, chegando a 15+15 V.