Constantemente estão sendo lançados novos componentes, numa taxa que fica difícil para o profissional da eletrônica acompanhar. Assim, a seleção daqueles que são principais e que podem resultar em novas aplicações é muito importante. Neste artigo, selecionamos alguns componentes lançados recentemente com circuitos práticos de aplicação.(2010)

 

Componente da ST Microelectronics Maximiza o Aproveitamento da Energia de Painéis Solares

O circuito integrado SPV020 da ST Microeletronics (wwww.st.com) consiste num conversor tipo buck cuja finalidade é maximizar a energia gerada por painéis solares, independentemente da temperatura ou da intensidade da luz incidente.

A otimização da conversão de energia é obtida através de uma lógica embutida no CI que executa o algoritmo denominado MPPT (Max Power Point Tracking) nas células conectadas ao conversor.

Um ou mais conversores podem ser ligados aos painéis solares, e graças ao fato da máxima energia ser computada localmente, o nível de eficiência do sistema alcança o máximo. Na figura 1 temos um circuito de aplicação para este componente.

 

Características:

* Faixa de tensões de operação: 0 - 36 V

* Proteção contra sobrecarga, sobrecorrente

* Selfstart embutido

* Até 95% de eficiência

 

Figura 1 - Circuito de aplicação do SPV1020.
Figura 1 - Circuito de aplicação do SPV1020.

 

 

Circuito com o A1230 - Chave Dupla de Dois Canais de Sensores Hall

Este componente da Allegro Microsystems (WWW.allegromicro,com) consiste em duas chaves de efeito Hall casadas num mesmo substrato. Os elementos de efeito Hall tem um espaçamento de 1mm e o regulador LDO é integrado, possibilitando uma operação com apenas 3,3 V. A proteção ESD é integrada e a estrutura é robusta garantindo ainda mais sue operação em ambientes severos.

Os dois elementos do dispositivo possibilitam sua aplicação em circuitos em que se deseja detecção tanto do movimento como de seu sentido. A saída é digital, e o posicionamento dos sensores separados de apenas é em quadratura. Na figura 2 temos o circuito típico de aplicação do dispositivo que é fornecido em invólucro SIP de quatro terminais.

 

Figura 2 - Sensor Hall da Allegro Microsystems.
Figura 2 - Sensor Hall da Allegro Microsystems.

 

 

.Drive de Linha de 3,3 V com Ganho Ajustável

O circuito apresentado se baseia no DRV603 da Texas Instruments (WWW.ti.com) e consiste num driver de linha livre dos ruídos de comutação projetado para aplicações PDP/LCD de TV, Blu-ray, Home Theater e Set Top boxes. Este componentes pode alimentar cargas de 2,5 kΩ com uma tensão de alimentação de 5 V. A faixa de resposta vai de 20 Hz a 20 kHz e a relação sinal-ruído é maior que 109 dB. Na figura 3 temos um circuito típico deste componente. Informações completas podem ser obtidas n o datasheet disponível no site da Texas Instruments.

 

Figura 3 - Aplicação prática do Driver de linha.
Figura 3 - Aplicação prática do Driver de linha.

 

 

Amplificador Classe D com O circuito Integrado NCP2823 da On Semicondutor

O NCP2823 é um pequeno amplificador integrado que pode ser montado numa placa de apenas 1,45 x 3,7 mm, fornecendo uma potência de 3 W numa carga de 4 Ω. Também pode ser ligado em ponte (BTL) para maior potência. O CI tem ajuste externo de ganho e um consumo de apenas 1,8 mA para o NCP2823A. O circuito processa sinais de uma entrada analógica convertendo-a em digital (PWM) para excitar a carga de baixa impedância. Aplicações principais incluem os telefones celulares, câmeras, GPS e outros equipamentos portáteis com áudio alimentados por bateria. Na figura 4 o circuito básico de aplicações, observando-se que pouquíssimos componentes externos são necessários.

 

Figura 4 - Amplificador com o NCP2823 da ON-Semiconductor
Figura 4 - Amplificador com o NCP2823 da ON-Semiconductor