Fotômetro por ponte

Este fotômetro se baseia numa ponte de Wheatstone que deve ser equilibrada pelo potenciômetro linear P1. O valor deste potenciômetro pode ficar na faixa de 100k Ω a 2,2 M Ω conforme a faixa de intensidades de luz que se deseja medir. O próprio P1 pode ainda ser dotado de uma escala de intensidades luminosas, bastando para isso levantar-se a curva característica do sensor, no caso um LDR comum.

 

 Fotômetro por ponte
Fotômetro por ponte

 

 

Oscilador com inversores

O oscilador apresentado usa dois buffers inversores como base e a frequência, que depende dos resistores e do capacitor, tem seu valor dado segundo a fórmula junto ao diagrama. Se forem usados inversores CMOS os resistores podem ter valores tipicamente na faixa de 10k a 100k Ω e a frequência máxima de operação estará em torno de 2 MHz. A alimentação deve ser feita com tensões na faixa de 3 a 15 volts.

 

   Oscilador com inversores
Oscilador com inversores

 

 

Divisor por 8

Um divisor de frequência para sinais digitais pode ser elaborado com base num único circuito integrado 4018. No caso, o divisor divide a frequência do sinal por 8. Os sinais de entrada devem ser retangulares com frequência de até 2 MHz e as tensões de alimentação devem ficar entre 3 e 15 Volts. Lembramos que, com tensões de alimentação menores a frequência máxima de operação também é reduzida.

 

   Divisor por 8
Divisor por 8