Escrito por: Newton C. Braga

O uso de relés, transistores bipolares e MOSFETs de potência em circuitos de controle e tempo oferece muitas possibilidades para os projetistas de robótica e mecatrônica. A seguir estão algumas ideias para projetos usando os blocos que apresentamos até agora.

Este artigo foi adaptado do livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) que publiquei nos Estados Unidos (*). No site, o leitor encontrará vários artigos desta série, aplicações em relés e transistores e, neste artigo, algumas informações úteis adicionais.

MEC202S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

Sugestões para projetos usando relés e transistores

O uso de relés, transistores bipolares e MOSFETs de potência em circuitos de controle e tempo oferece muitas possibilidades para os projetistas de robótica e mecatrônica. A seguir estão algumas ideias para projetos usando os blocos que apresentamos até agora. Pegue suas ferramentas e tente criar alguns desses robôs de trabalho ou dispositivos mecatrônicos:

? Projetar um circuito que possa controlar o movimento de dois motores em um robô, usando sensores com chaves.

? Projetar um elevador automático que possa parar em cada andar por alguns segundos. Use interruptores ou chaves reed e ímãs como sensores.

? Crie uma porta automática que detecta a presença de uma pessoa usando um interruptor colocado sob o tapete. Projete-o para tomar algumas “decisões inteligentes”, como não fechar, se uma pessoa estiver passando por ele, etc.

 

Informações sobre relés

A Mouser Elecronics tem relés populares que são adequados para todas as aplicações descritas neste livro. Selecionamos alguns dos seus relés com as características certas.

- Relé Mini SPDT para correntes de 2 A. Este relé precisa de apenas 18 mA para ser ativado e opera na faixa de tensão de 7 a 9 V.

- Relé Mini SPDT para correntes de 10 A.

 

Este relé tem uma bobina de 12 V × 30 mA (400 ohms).

- Relé Mini DPDT para 5 A. Este relé precisa de 60 mA de uma fonte de alimentação de 12 V para fechar seus contatos..

 


 

 

A figura 1 mostra a pinagem para esses relés.

Uma variedade de tipos de relés de muitos outros outros fabricantes também pode ser encontrada na Mouser Electronics (www.mouser.com) para atender a qualquer uma das suas necessidades de projeto.

 

Informações sobre transistores

As tabelas a seguir descrevem alguns transistores que são adequados para uso como switches nos blocos descritos anteriormente.

 


 

 

Na Mouser Electronics, você também pode contar com uma variedade de tipos de transistores adequados para o controle de carga, incluindo shields e breakout boards com transistores para o projeto usando microcontroladores.