Este artigo foi retirado do meu livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos e também de artigos anteriores em outras publicações, com pequenas atualizações (*). Ele mostra uma ponte H combinando bipolar e MOSFETs, ideal para controlar motores CC e pode ser usada como um shield.

 

MEC206S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

   A configuração mostrada pela Figura 1 combina transistores bipolares com MOSFETs de potência. R1 e R2 formam uma rede de feedback que determina qual transistor bipolar conduz quando os MOSFETs de potência são acionados. O valor desses resistores depende do seu ganho. Usando transistores de alto ganho, como o BD136, BD138 ou outro, você pode usar um resistor de 1 kohms. Para transistores com menos ganho, por exemplo, o TIP32 ou o TIP42, você precisará de resistores de 220..

   Todos os transistores precisam de dissipadores de calor. O circuito tem a mesma lógica de controle mostrada para o MEC331.

 

Figura 1: MOSFET combinado bipolar + de potência.
Figura 1: MOSFET combinado bipolar + de potência.