GPM - CLP Com IHM Incorporada (ART1166)

Um recurso de automação que cada vez se torna mais importante na indústria é GPM ou Controlador Lógico Programável com Interface Homem-Máquina Incorporada. Neste artigo, baseados em documentação da Metaltex, mostraremos um desses controladores, levando aos leitores especializados em automação entender um pouco de seu funcionamento, e como eles podem ser úteis numa aplicação.

Na linha de produtos da Metaltex (www.metaltex.com.br) destacamos então o GPM-18. Esse produto consiste num Controlador lógico-programável (CLP) com interface homem-máquina (IHM) incorporada. Na foto temos o aspecto deste dispositivo.

 

 

O GPM-18 da Metaltex é dotado de 10 entradas digitais, sendo 2 entradas de 32 bits, 200 kHz e 8 saída digitais a relé ou transistor. No caso de transistores, ele possui 6 saídas padrão e 2 saídas rápidas, até 400 kHz.

Ele possui ainda funções pré-definidas, senhas de proteção e capacidade de programação de 3 k (3 000 passos).

Opcionalmente é possível adquirir cartões de expansão com duas entradas para termopares tipo K e duas saídas digitais para controle com PID. Ou ainda, duas entradas para termo-resistências PT-100 e duas entradas analógicas de tensão 0-5 V e 0-10 V de 14 bits (com seleção via software).

O dispositivo utiliza procolo ModBus de comunicação e comunica-se através de duas portas seriais (Rs232 e RS485).

Para programá-lo é muito simples. Basta utilizar os softwares que acompanham o produto. GP-Software (Programação Ladder e lista de instruções) e IG-Software (programação de telas), ambos em português. Este manual de programação pode ser baixado no próprio site da Metaltex, em português. Sugerimos aos leitores que baixem este manual e dêem uma olhada de como é fácil programar o GPM-18 e verifiquem também todos os recursos que ele possui.

Na figura 1 temos as conexões disponíveis.

 

As conexões do GPM-18.
As conexões do GPM-18.

 

Outro destaque do GPM-18 é a disponibilidade de 8 teclas para funções definidas via software, teclado numérico, 6 teclas de acesso e tela sensível ao toque (touch screen sensitive).

O CLP possui ainda relógio calendário e retenção de dados.

Na tabela abaixo, temos as especificações elétricas:

 

 

O GPM-18 conta ainda com diversos dispositivos acessórios como as expansões GP-PT2AD2-8D e GP-PT2AD2DA1-BD.

 

 

Outros dispositivos acessórios são os módulos para comunicação remota Modbus, disponíveis em diversas configurações.

 

 

Para mais informações sobre este produto e sua utilização, consulte a Metaltex. Sua equipe de engenheiros estará pronta para ajudá-lo.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mudanças realizadas (OP206)

Nas últimas semanas nosso site e mesmo nossa empresa passaram por diversas modificações, atualizações e lançamentos. Assim, muitos podem ter percebidos alguns problemas de instabilidade do site em certos momentos nas semanas passadas.

Leia mais...