Ligando um EEG (Eletroencefalógrafo) ao cérebro de uma pessoa um pesquisador em neurociências converte o padrões de sinais em imagens que podem ser usadas com diversas finalidades. Veja neste artigo a interessante pesquisa de Colin Harrington.

O pesquisador Colin Harrington e um pesquisador comum, mas atreve-se às vezes em pesquisas não convencionais como a do seu projeto Beyond Sonification (Além da Sonificação).

Este cientistas faz experiências não convencionais que envolvem os sonhos, já que ele mesmo sobre de visões noturnas que o fazem acordar exausto.

Indo dormir numa clínica, com dois técnicos para acompanhá-lo e um leitor EEG ele trabalha para explicar estas visões.

Analisando os sinais capturados pelo EEG, o cientista verificou que as alucinações são acompanhadas de da ativação de partes do cérebro que normalmente não funcionam durante o sono. Para ele isso significava que parte do cérebro ainda funcionava quando ele dormia, quando deviam está inibida.

O cientista, com seu projeto, criou então um EEG comum para criar composições áudio visuais dos sinais capturados, criando assim uma forma de representar o seu estado menta durante o sono.

Na recente feira Maker Faire Bay Area, o pesquisador mostrou seu projeto dormindo numa barraca e convertendo seus sonhos em sons e imagens.

Durante o estado de sono (REM) sua atividade mental foi transformada em sons e imagens. Com um programa apropriado ele detecta parâmetros emocionais em excitação, meditação, ansiedade, relaxamento e os converte em música.