Escrito por: Newton C. Braga

Numa época em que o acesso à má informação é tão simples como o acesso a boa informação, não são poucos os que se iludem com notícias, vídeos e outras formas de comunicação que circulam pela internet propagando as teorias e ideias as mais absurdas.

 

Da elaboração de experimentos que visam “provar” que a terra é plana, até a divulgação da ideia esdrúxula de que o transistor seria produto de alienígenas que nos mostraram como fazê-lo, uma infinidade de coisas sem fundamentos se propaga.

De fato, divulgar uma ideia através da internet é muito fácil e para convencer os menos informados de que são reais bastam argumentos muito simples e totalmente desprovidos de fundamentação que caem ao mínimo de análise, que a maioria não é capaz de fazer.

Falta pensar. Este é um problema comum hoje, em que encontrando tudo pronto e mastigado (se bem que de forma nem sempre correta), simplesmente se aceita sem se dar ao trabalho em analisar os fatos.

Basta ter “uma boa conversa” para convencer os que não pensam, não querem pensar ou não sabem como pensar. Acreditamos que os nossos leitores têm um mínimo de preparo ou “senso crítico” para não aceitar tudo que sai na internet. Principalmente em termos de tecnologia.

Tecnologia é a aplicação da ciência e a ciência é exata. Se alguma coisa é comprava em ciência não simplesmente porque alguém falou, mas porque experimentos, elaboração de uma teoria e sua repetição para reproduzi os efeitos fazem a comprovação.

Se a ciência previu que a terra é redonda, e fotos tiradas por satélites e astronautas ou mesmo aviões voando em alturas elevadas provam isso, como ter confiabilidade num “experimento” que visa provar que a terra é chata?

Da mesma forma, se temos relatos sólidos sobre todas as patentes e experimentos anterior ao transistor que levaram a ele e que mostram que já se sabia como fazer, bastava apenas o toque final, como supor que o fato tenha sido repentino trazido por alienígenas?

0 025

Na realidade no início do século passado já havia a teoria completa que levava ao transistor de efeito de campo e sua montagem em laboratório. Só não foi lançado porque ainda não havia tecnologia para isso.

O próprio transistor comum que se atribui a alienígenas foi desenvolvido por muitos pesquisadores e como George Clarke Southworth., Russel Shoemaker e outros em conjunto, em locais separados e depois levado a uma versão única por Schockley, Brattain e Dardeen. (Veja mais nosso artigo A História do Transistor)

Enfim, ficar imaginando coisas sem fundamentos realmente é algo que tem a ver com alienígenas, pois quem o faz certamente é um deles.