Com o acesso cada vez maior à informação e graças à internet e o celular, as pessoas estão tomando gradativamente uma consciência maior da imensidão do universo em que vivemos. Na verdade não são todos, pois muitos não conseguem entender, ou ainda porque sua limitação devida a fatores que não nos cabe julgar, não chegam até lá.

AST018S

O fato é que , é cada vez maior o número de notícias e artigos que tratam de assuntos ligados ao cosmos tais como descobertas de novos planetas, buracos negros distantes, galáxias canibais e até mesmo, como já abordamos em outros artigos, os objetos celestes que ameaçam a integridade da terra.

Para muitos é ainda difícil medir as distâncias no universo quando as comparamos com as distâncias aqui na terra. Assim, devemos deixar o metro e o quilômetro para partir para unidades muito maiores, apropriadas à medida de distâncias muito grandes.

Para corpos próximos, o quilômetro ainda funciona. A lua está a apenas 384 000 quilômetros da terra, Vênus na maior aproximação a 40 000 000 de quilômetros e o Sol a 150 000 000 de quilômetros

No entanto, além disso, as distâncias terão expressões com tantos zeros que fica difícil não apenas avaliá-las como expressá-las em textos ou em fórmulas.

Assim, a mais conhecida é o Ano-Luz ou al. 1ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Considerando que sua velocidade é de 300 000 quilómetros por segundo e que um ano tem 31 536 000 segundos, podemos então pelo cálculo: 3 000 000 x 31 536 000 = 9,5 x1012 km, ou seja, 9,5 seguido de 11 zeros!

Usando esta unidade, percebemos que a distância de alguns corpos são enormes. A estrela mais próxima, por exemplo, está a 4,3 anos-luz e a galáxia Andrômeda está a 2,5 milhões de anos-luz! Galáxias a 12 bilhões de anos luz já foram descobertas.

Uma outra unidade interessante é a Unidade Astronômica ou UA. Trata da distância média entre a terra e o sol, da ordem de 149 milhões de quilômetros ou exatamente como definida pela União Astronômica Internacional 1 ua = 149 597 870 700 m.

Temos finalmente uma unidade denominada Parsec de “Por segundo de arco”. Trata-se da paralaxe definida pela distância em que um objeto deve se encontrar para que se deslocando de 1 segundo de arco ele percorra 1 ua.

Essa unidade equivale a 3,0 x 1013 km.

Veja então que a medida de grandes distâncias também exige grandes unidades. O astrônomo deve estar familiarizados com todas elas e ter uma ideia do que representa a grandiosidade do universo.