NOSSAS REDES SOCIAIS -

O que é Processamento Dolby (ART1926)

Em outro artigo de nossa autoria (1994) sobre Home Theather falamos por diversas vezes nos sistemas Dolby Surround ePrologic, utilizados para dar maior realismo aos sons reproduzidos. No entanto, muitos leitores não sabem exatamente o que o processamento Dolby faz com o sinal e neste pequeno artigo nos propomos a dar algumas explicações.

Obs. Apesar do artigo ser 1994, os conceitos básicos ainda valem para as versões mais modernas.

O nome Dolby é muito mais frequentemente associado ao sistema criado pelo inventor de mesmo nome, para cancelamento de ruídos em aparelhos de som. Nesse sistema, o sinal de áudio é dividido em dois. Um passa pela amplificação normal enquanto que o outro passa por filtros e tem sua fase invertida.

Desta forma, quando o sinal original e os ruídos com a fase invertida se juntam, ocorre o cancelamento dos ruídos, mas não do som que desejamos reproduzir.

Entretanto, os laboratórios Dolby também são responsáveis por outro desenvolvimento na área de reprodução sonora e entre eles os sistemas Dolby Surrond e Dolby Pro Logic especificamente criados para dar realismo ao som reproduzido no cinema e evidentemente no Home Theater.

Nos sistemas Dolby Stereo (tanto o Surround como o Pro Logic) as gravações são feitas nos filmes em duas trilhas ópticas convencionais, o que significa que a fonte de sinal original tem apenas dois canais, mesmo sendo sua reprodução feita com 5, 7 ou mais canais, conforme ocorre nos Home Theater.

Estes dois canais possuem uma codificação que envolvem os sons da direita, esquerda, centro e surround (trase¡ros).Na codificação, os níveis são cuidadosamente estabelecidos para os canais sendo, por exemplo, o do alto-falante central, ligeiramente menor que dos canais direito e esquerdo.

Os canais surround possuem fases diferenciadas dos demais, de modo a poderem ser separados.

Como o efeito surround é independente, ele pode ser obtido mesmo com o estéreo convencional.

Na figura 1 temos um diagrama de blocos que mostra como é feita a codificação Dolby Stereo para gravação de um filme.No cinema é necessário dar muita ênfase a reprodução de sons de fontes que se movimentam (como por exemplo veículos).

 

Figura 1 – Diagrama de blocos do sistema
Figura 1 – Diagrama de blocos do sistema

 

Neste caso, não basta simplesmente se ter na trilha uma correta transição de sons de um canal para outro.

Para se criar esta sensação de movimento é aplicado um quarto canal que na realidade é um efeito de quarto canal, somado ao canal central, direito e esquerdo.

No sistema Dolby Prologic existe um sistema adicional denominado Directional Emphasis Circuit que é um circuito de processamento lógico que visa agregar uma definição fina da fonte de som e também diretivamente, de modo a dar a impressão de que ele vem do centro da tela.

Este canal é usado para alimentar um alto-falante diante da tela com as vozes dos artistas.

Isso significa que o Dolby Prologic exige um alto-falante central, o que não ocorre com o Surround em que ele é opcional.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Rir
O mais perdido de todos os dias é aquele em que não se riu. (La plus perdue de toutes les journées est cette o lon na pas ri.)
Chamfort (1740 - 1794) - Máximas e Pensamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)