Escrito por: Newton C. Braga

A determinação dos limites das faixas de operação é de extrema importância para os radioamadores. Com este marcador de frequência poderemos ter sinais de referência a cada 100 kHz, com o cite os limites de cada faixa podem ser perfeitamente estabelecidos.

Nota: O artigo é de 1976.

A sua montagem é facílima, dado o reduzido número de componentes. O circuito integrado é de baixo custo e, se o leitor já dispuser do cristal, que é o componente de maior custo, a montagem não ficará muito dispendiosa.

A alimentação, que pode ser feita com tensão de 4,5 ou 5 volts, pode ser obtida de 3 pilhas pequenas ligadas em série.

 


 

 

O reduzido número de componentes e a alimentação com apenas 3 pilhas permitem que a montagem possa ser bastante compacta.

O circuito consiste basicamente num multivibrador controlado a cristal, sendo empregado um circuito integrado SN7400 (4 portas NAND). A frequência é determinada pelo cristal e, como o circuito gera um grande número de harmônicas, com intensidade elevada mesmo nas faixas mais altas, o marcador pode ser usado eficientemente nas gamas superiores de Ondas Curtas.

Com relação à montagem, a técnica recomendada é da placa de circu.to impresso, que deve ser confeccionada pelo próprio montador. Seu projeto deve ser tal que não haja cruzamentos de ligações, o que não será muito difícil de ser obtido, dado o reduzido número de componentes.

A placa de circuito impresso, a fonte de alimentação e o único controle, que é o interruptor da bateria, formam o marcador, podendo ser instalados numa caixa de metal ou plástico.

O sinal para a marcação de frequência 'deve ser aplicado à entrada de antena do receptor. Cano o sinal não é modulado, sua identificação pode ser melhor feita ligando-se o oscilador de batimento do receptor.

 

C1 — SN7400 (7400) ou equivalente

XTAL — 100 kHz

R1 — 1,8 kohms X 1/8 W

R2 — 560 ohms x 1/8 W

R3 — 220 ohms x 1/8 W

R4 — 220 ohms X 1/8 W

C1 — 100 pF mica ou cerâmica

C2 — 100 pF mica ou cerâmica

B1 — 4,5 volts — 3 pilhas em série

S1 — Interruptor simples