Você sabe calcular o índice de modulação de um sinal modulado em amplitude? Este tipo de cálculo é exigido nos cursos de Telecom e mesmo na prática, devendo o profissional saber exatamente como proceder. O texto que damos a seguir é parte de nosso Curso de Eletrônica - Radiocomunicações - Volume 5.

 

Existem parâmetros importantes que devem ser considerados na modulação em amplitude e eles seguem a procedimentos de cálculos bem definidos. Se o leitor tem dificuldades em entender estes cálculos, sugerimos que deixe para ler este item quando estiver mais familiarizado com a matemática.

Quando modulamos um sinal de alta frequência com um sinal de baixa frequência, por exemplo, um som de frequência fixa de uma nota musical, não apenas a amplitude da portadora varia como também, pelo fenômeno do batimento, são obtidas duas frequências adicionais ou duas raias.

Assim, o sinal final obtido além das variações da amplitude passa a ocupar três raias no espectro, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 - Faixas laterais geradas na modulação em amplitude
Figura 1 - Faixas laterais geradas na modulação em amplitude

 

Agora o leitor pode perceber melhor porque é preciso deixar uma certa faixa de frequências no espectro para cada estação. Na modulação, o sinal "espalha", precisando portanto de espaço no espectro para fazer isso sem causar problemas de interferências nas estações adjacentes.

A raia central é a portadora. A raia inferior é denominada frequência lateral inferior ou faixa lateral inferior, abreviada por LSB (lower Side Band), do termo correspondente em inglês.

A faixa superior ou faixa lateral superior é abreviada por USB de Upper Sideband que é o termo correspondente em inglês.

Se o sinal modulador for a voz ou a música, composta de muitas frequências, o que obtemos não é apenas uma banda estreita superior e uma inferior, como na figura 1, mas sim, faixas mais largas como mostra a figura 2.

 Figura 2 - Sinal modulado por um som complexo, como a voz humana.
Figura 2 - Sinal modulado por um som complexo, como a voz humana.

 

As intensidades das duas raias dependem da intensidade ou profundidade com que a modulação é feita.

Quando somamos as intensidades dos sinais das duas bandas, para uma modulação feita com um sinal senoidal de frequência única, obtemos um sinal conforme mostra a figura 3. Em torno deste sinal podemos traçar uma curva denominada evolvente ou envoltória.

 

Figura 3 - Bandas combinadas com a envolvente em (c)
Figura 3 - Bandas combinadas com a envolvente em (c)

 

Observe que os sinais contidos nas duas bandas são os mesmos, apenas são invertidos em relação ao tempo, ou seja, no espectro. A envolvente ou envoltório representa o sinal modulador presente no sinal. Nesse exemplo, o sinal modulador é um sinal senoidal de frequência fixa.

 

Índice de Modulação em Amplitude

Para que haja correto funcionamento de um transmissor de AM de modo que seja obtido maior alcance e para que ele não cause interferências a modulação deve ser feita de forma bem determinada.

Uma modulação pobre, em que a amplitude da portadora varie pouco de intensidade faz com que o rendimento da estação seja pequeno. Por outro lado, uma modulação excessiva que ultrapasse a variação da amplitude do sinal de alta frequência faz com que ocorram distorções e, mais do que isso, sejam geradas interferências.

Na prática a modulação é medida na forma de uma porcentagem. Assim, uma modulação de 100% é aquela em que a amplitude do sinal varia entre zero e o valor máximo.

Uma modulação pobre, menor que 100% não faz com que o sinal varie em toda sua amplitude. Pode ocorrer ainda que a modulação supere os 100%, caso em que teremos instantes em que o sinal se anula.

Um sinal não deve ser modulado em mais do que 100%, pois além de ocorrerem distorções dos sinais, são geradas bandas laterais fora das faixas designadas causando interferências. Neste caso, dizemos que ocorre uma sobremodulação. Na figura 4 mostramos os três casos.

 

Figura 4 - As porcentagens de modulação
Figura 4 - As porcentagens de modulação

 

Calculamos o índice de modulação de um sinal modulado em amplitude usando a fórmula abaixo:

m = ( (B-A) / (B+A) ) x 100

 

Onde:

m = índice de modulação (%)

A = amplitude máxima do sinal

B = amplitude mínima do sinal

Na figura 5 temos um sinal modulado, mostrando os valores de A e B.

 

Figura 5 - Medindo o índice de modulação
Figura 5 - Medindo o índice de modulação