As comunicações de dados, usando meios físicos ou sem fios (wireless) se tornam cada vez mais rápidas, exigindo dispositivos cujas especificações tornam-se críticas para o desempenho. Os dispositivos normalmente têm sua velocidade especificada em MHz (Megahertz) ou Mbits/s (Megabits por segundo), o que faz com que muitos leitores fiquem confusos na hora de interpretar o seu significado. Veja neste artigo as diferenças entre MHz e Mbits/s.

A quantidade de informação que conseguimos transmitir através de um determinado meio é medida em bits por segundo.

Milhões de bits por segundo nos levam aos megabits, não temos maiores dificuldades em entender esta especificação.

No entanto, para transmitir os milhões de bits por segundo de uma informação através de determinados meios devem ser usados circuitos de alta freqüência, ou seja, circuitos cuja especificação é feita em megahertz ou mesmo gigahertz (bilhões de ciclos por segundo).

Assim, se considerássemos que um ciclo do sinal que transporta a informação correspondesse a um bit tudo estaria resolvido: numericamente uma especificação em bits por segundo seria a mesma que em hertz.

No entanto, não é isso que ocorre.

Os sinais, normalmente senoidais que transportar as informações, podem transportar mais de um bit por ciclo.

Processos de codificação ou modulação especiais que são usados nas comunicações rápidas podem fazer com que um ciclo de um sinal transporte mais de um bit, na verdade até 512 em alguns casos.

Na figura 1 mostramos um exemplo em que num ciclo de sinal, alterando-se sua intensidade e sua fase podemos transportar até 3 bits por ciclo.

 


 

 

Isso significa que, na prática, usando este tipo de modulação, um sinal de 10 MHz poderia transportar 30 Mbits/s.

Para as redes Ethernet e Token Ring a relação entre a freqüência ou banda passante e os megabits por segundo é de um para um.

Assim, para uma rede Ethernet 10Base-T a faixa passante deve ser de pelo menos 10 MHz, valor que é especificado no padrão IEEE 802.3.

Faixa passante é a faixa de freqüências que deve passar pela rede sem problemas, se bem que na prática sempre seja desejável que ela esteja acima do valor mínimo requerido para um bom funcionamento.

Para a rede Token Ring 16Mbits/s a faixa passante deve ser de 16 MHz, se bem que na prática seja recomendada para maior performance uma faixa de pelo menos 25 MHz.

No entanto para outros tipos de rede como do padrão Ethernet 100BASE-TX, o tipo de codificação sinal, denominada MLT-3 permite que sejam transmitidos 100 Mbits por segundo num canal de apenas 80 MHz de largura, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

O interessante é que neste padrão definido pelo IEEE como 803.3u, uma grande parte da energia transmitida está numa faixa de freqüências abaixo de 32 MHz.

Enfim, os bits por segundo indicam quanto de informação você pode transmitir pela rede, enquanto os MHz indicam qual deve ser a capacidade de transportar sinais de alta freqüência do meio físico usado.

Em alguns casos os dois valores podem coincidir, mas isso não é uma regra, o que significa que o profissional deve estar atento quando for projetar suas redes.