O que são
Diacs são elementos de disparo normalmente usados em circuitos com triacs, conforme mostra a figura 1.



Esses componentes entram em condução com tensões que variam entre 20 e 40 V, quando então passam a apresentar baixa resistência, isso em qualquer sentido de polarização.

 


O que Testar
Uma medida da resistência em qualquer sentido simplesmente revela quando um Diac está em curto, mas não revela qualquer característica de seu funcionamento normal. Para um teste completo é preciso usar um circuito que provoque o seu disparo. Por  esse motivo, o melhor teste e mais completo é o que faz uso de um circuito de prova.

Instrumentos Usados
Provador de continuidade
Multímetro
Circuito de Teste
Traçador de curvas e osciloscópio

 


O teste
Damos a seguir alguns testes básicos que podem ser feitos para revelar o estado de um DIAC.

 


1.  Multímetro e Provador de Continuidade
Esse teste apenas revela os casos em que o diac está em curto. Se estiver bom, não podemos ter certeza disso, pois será preciso usar o circuito de teste.

Procedimento
a)Coloque o multímetro numa escala baixa de resistências (ohms x1 ou ohms x10 se for analógico ou 200/2000 ohms se for digital). Para os tipos analógicos, zere-o antes de usar. No caso do provador de continuidade, basta colocá-lo em condições de funcionar.

b)Retire o DIAC do circuito e faça a medida das resistências no sentido direto e no sentido inverso.

A figura 2 mostra como essa prova deve ser realizada.

 


2. Circuito de teste
Um circuito de teste para a prova de Diacs comuns é mostrado na figura 3.




Neste circuito o instrumento tanto pode ser um osciloscópio como um multímetro comum em escala apropriada de tensões DC. A fonte de tensão deve ser ajustável (variac) partindo-se de zero volt/

 


Procedimento
a)Desligue o diac do circuito em que se encontra e ligue-o no circuito de prova. Lembramos que esses componentes não possuem polaridade.
b)Ligue o instrumento de prova na saída do circuito.
c)Alimente o circuito e aumente a tensão gradualmente observando a tensão indicada ou a forma de onda.

 


Interpretação da Prova
Chega-se a um ponto do ajuste em que a tensão cai abrutamente mostrando o disparo do componente. Se isso não ocorrer o diac tem problemas. Com esse procedimento é possível também determinar a tensão de disparo do diac. Repita a prova invertendo o diac para verificar se ele dispara igualmente nos dois sentidos.

 


Prova com o Osciloscópio
Na figura 4 mostramos com o testar um diac usando o traçador de curvas. Observe que o diodo do traçador é retirado, pois sendo o diac bilateral, devemos testar seu disparo nos dois sentidos.



Também é preciso observar que o transformador do traçador deve fornecer uma tensão maior do que a necessária do disparo do diac, normalmente acima de 20 V. Veja que uma simples fonte de tensão alternada (transformador) pode substituir o traçador de curvas em um circuito semelhante (resistor limitador e resistor sensor). Na figura mostramos em (a) o circuito e em (b) a característica de disparo bilateral do diac. Esse circuito foi simulado no Multisim 9 para um Diac comum.