O que são

Capacitores variáveis são capacitores que podem ter sua capacitância ajustada numa certa faixa de valores a partir de um ajuste por parafuso ou ainda por um eixo onde é preso um botão.

Os mais comuns são usados em circuitos de sintonia como os mostrados na figura 1.

 

 

Esses capacitores são normalmente de pequenas capacitâncias com valores típicos na faixa de 1 pF a 400 pF.

Sua especificação é normalmente a capacitância máxima ou ainda a faixa de capacitâncias que pode varrer. Por exemplo, um "trimmer" de 2-20 pF é um capacitor que pode ter sua capacitância ajustada para apresentar qualquer valor entre 2 e 20 pF.

 

O que devemos testar

Dificilmente esses componentes apresentam problemas de estarem abertos (sem capacitância). O mais comum é que apresentem curtos entre as armaduras (conjunto móvel e fixo), o que os inutiliza.

Assim a prova básica consiste em se verificar se as armaduras não se tocam quando ajustamos o componente percorrendo toda a sua faixa de valores.

Eventualmente, com a ajuda de um capacímetro sensível podemos medir a faixa faixa de variação de capacitância desses componentes.

 

Instrumentos Usados no Teste

* Provador de continuidade

* Multímetro

* Capacímetro

 

Provas alternativas podem ser feitas com o uso de instrumentos mais sofisticados como o osciloscópio, freqüencímetro e gerador de sinais, pontes, etc, conforme veremos também.

 

 

Que Capacitores podem Ser Provados

Trimmers e capacitores variáveis de todos os tipos na faixa de 1 a 400 pF ou mais de capacitância máxima.

 

Procedimento

 

1. Prova de Isolamento

a) Coloque o multímetro em qualquer escala de resistências e zere-o. Se usar o provador de continuidade, apenas prepare-o para uso.

b) Desligue os terminais dos componente em teste se ele estiver num circuito. Normalmente, os trimmers e variáveis estão em paralelo com bobinas que, apresentando baixas resistências dariam uma falsa indicação de curto-circuito.

c) Encoste as pontas de prova do multímetro ou provador de continuidade nos terminais do capacitor em teste. AJuste então o trimmer ou variável para percorrer toda a faixa de c apacitâncias. Faça isso vagarosamente atento à indicação do instrumento usado.

 

A figura 2 mostra como realizar essa prova.

 

 

 

Interpretação dos Resultados

Em qualquer posição do ajuste do componente em teste, a resistência deve ser infinita (não deve haver movimento da agulha ou sinal do provador de continuidade).

Se em qualquer posição houver uma indicação de baixa resistência (movimento da agulha do multímetro, indicação de zero se for digital ou ainda sinal do provador de continuidade) é sinal de que existem curtos entre o conjunto de placas móveis e o conjunto de placas fixas do componente.

 

2. Medida de Capacitância

A medida de capacitância com um capacímetro digital é imediata, bastando ligar os terminais do componente ao instrumento e fazer variar sua capacitância, lendo os resultados.

Capacímetros digitais de preços bastante acessíveis podem ser encontrados no mercado especializado.

 

Outras Provas

Pontes e o osciloscópio também podem ser usados para se testar c apacitores variáveis e trimmers determinando-se seus valores. Entretanto, como se trata de componentes de baixas  capacitâncias, a freqüência usada no teste deve ser de 1 a 10 MHz tipicamente e o detector de nulo deve ser um circuito capaz de operar com essas freqüências.

 

Observações

O problema mais comum dos variáveis antigos de rádios eoutros aparelhos que possuem placas móveis e fixas separadas pelo ar é que essas placas entortam encostando uma nas outras.

Nesses casos, com muito cuidado é possível desentortar uma eventual placa torta e reparar o componente.

 

Leia mais:

Varicaps (ART126)

Capacitores variáveis

Como usar o multímetro na prova de continuidade (INS037)

Como testar capacitores em curto (INS025)