Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

Os diacs são diodos de 4 camadas usados como elementos de disparos para tiristores (SCRs, Triacs, etc.) apresenta uma curva características que lembra um pouco a dos diodos zener,exceto pelo fato de serem componentes com comportamento bilateral e um disparo abrupto.

A finalidade deste experimento é visualizar a curva característica de um diac num osciloscópio, com o arranjo mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Para este experimento, além do osciloscópio precisaremos do seguinte material:

- Uma fonte de tensão alternada com um valor de pico maior do que a do diac analisado. 30 a 50 V, por exemplo. Pode ser um transformador.

- Um diac comum (normalmente a tensão desses componentes está entre 25 e 32 V).

Um resistor de 10 k.

 

Procedimento:

- Ajuste o canal X do osciloscópio para EXT e o ganho para o ponto de menor sensibilidade. Ligue o circuito.

Ajuste o ganho dos dois canais para visualizar na tela a imagem mostrada na figura 1.

 

Análise:

Conforme podemos, a curva característica de um diac mostra um comportamento simétrico.

Observe que o disparo é feito de forma abrupta que é uma característica importante deste componente quando usado no controle de triacs e SCRs.

Analise a curva e procure comparar com o circuito equivalente de um diac que pode ser encontrado no site.