No artigo anterior (INS603) ressaltamos a necessidade de se realizar medidas de altas resistências em materiais isolantes (resistividade) o que exige tecnologias especiais como, por exemplo, os instrumentos da Keysight. Da mesma forma, nas aplicações modernas, a medida precisa se faz necessária e a Keysight oferece soluções para isso conforme demonstramos neste artigo.

INS206S

Em Application Note que pode ser acessado em inglês em https://literature.cdn.keysight.com/litweb/pdf/5991-1421EN.pdf?id=2962106  a Keysight Technologies descreve os procedimentos para a realização de medidas de baixas resistências usando o seu nano voltímetro B2961A e a fonte de corrente de precisão 34420A.

Não vamos descrever todo o procedimento neste artigo, já que o leitor pode baixar o PDF completa, mas daremos alguns detalhes importantes para que o leitor possa avaliar como a medida é feita.

Assim, como mostra a figura 1 temos um arranjo que aplica uma tensão constante conhecida no elemento do qual se deseja saber a resistência e sobre ele é medida a tensão.

 

Figura 1 – Arranjo para a medida de baixa resistência
Figura 1 – Arranjo para a medida de baixa resistência

 

A queda de tensão no elemento sob medida permite calcular sua resistência.

A precisão de 6 ½ dígitos do instrumento permite que resistência extremamente baixas possam ser medidas e o importante, conforme mostra a figura 2 é que as fontes de corrente são bipolares com uma ampla faixa de valores.

 


 

 

 

Figura 2 – A escala e a fonte de corrente
Figura 2 – A escala e a fonte de corrente