Monte um útil circuito de teste para a reparação de equipamentos de som, rádios, transceptores, gravadores, intercomunicadores, televisores e muitos outros. Usando apenas um circuito integrado, ele produz sinais contínuos, de áudio e modulados, unindo as características de um injetor às de um gerador de funções simples.

Os injetores comuns de sinais produzem normalmente sinais retangulares de 1 kHz aproximadamente que, pela sua riqueza de harmônicas, podem excitar as etapas de RF de rádios comuns de AM, OC e até mesmo FM, televisores e VHF.

No entanto, como a frequência fundamental é m uito baixa, as harmônicas obtidas no limite superior da sua faixa de atuação são muito fracas e em alguns casos pode haver dificuldades de excitação das etapas do aparelho em teste.

Uma maneira de se contornar esse problema é com a produção de dois sinais retangulares ricos em harmônicas. Um deles de baixa frequência produz o áudio propriamente dito que vai permitir qie o reparador “de ouvido” avalie o estado de funcionamento do aparelho analisado.

O outro sinal, de freqü6encia mais elevada, entre 200 kHz e 2 MHz, tem por finalidade gerar as harmônicas de frequências elevadas, para a excitação de circuitos de RF.

No nosso projeto, um sinal de áudio (baixa frequência) pode ser gerado de forma independente para provas de amplificadores, intercomunicadores e etapas de som de equipamentos em geral. Os dois sinais, produzidos simultaneamente, serve para a prova de etapas de RF de rádios, televisores, etc.

Na produção dos dois sinais, eles são combinados de modo a se obter excitação melhor, com áudio servindo de modulação.

O aparelho utiliza apenas um circuito integrado, apresenta baixo consumo e pode ser alimentado por pilhas ou baterias comuns. O sinal de grande intensidade, excita a maioria das etapas de aparelhos comuns.

 

Características:

Tensão de alimentação: 6 ou 9 V

Frequência do primeiro oscilador: 1 kHz (tip)

Frequência do segundo oscilador: 200 kHz a 2 MHz

Consumo: 5 mA (tip)

Amplitude máxima do sinal de saída: 6 ou 9 V conforme alimentação

 

Como Funciona

 

Usamos duas das quatro portas disparadoras de um circuito integrado 4093 como osciladores.

O oscilador de baixa frequência tem sua frequência determinada por R1 e C1. Nele temos o tom de áudio que pode ser alterado pela troca de valores de R1. Uma possibilidade interessante seria usar para R1 um potenciômetro de 100 k ohms em série com um resistor de 10 k ohms.

O oscilador de alta frequência tem por componentes básicos R2 e C2.O leitor também pode alterar os valores desses componentes e até mesmo optar pelo uso de um potenciômetro.

Os sinais dos dois osciladores são aplicados às outras portas do circuito integrado que funcionam como “amplificadores digitais” ou buffers.

A chave S2 seleciona o modo de operação dessas portas. Com S2 conectada ao positivo da alimentação, os buffers operam apenas com os sinais de baixa frequência do primeiro oscilador. O potenciômetro P1 tem por função controlar a intensidade dos sinais na saída do aparelho.

Com a chave na posição que conecta a saída ao pino 4 do CI, temos a combinação dos sinais de áudio com os de alta frequência, obtendo-se então uma forma de onda conforme a mostrada na figura 1.

 


 

 

 

Este sinal, que aparece amplificado no potenciômetro P1 é obtido na saída do aparelho para uso externo.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do aparelho.

 

 


 

 

 

Na figura 3 temos a placa de circuito impresso para essa montagem.

 


 

 

 

Os resistores são de 1/8 W e para as pilhas ou bateria deve ser usado soquete ou conector apropriado. O conjunto pode ser instalado numa caixa conforme mostra a figura 4.

 

 


 

 

 

Para a saída de sinal use um jaque com um pedaço de fio blindado onde teremos também a ponta de prova e uma garra jacaré para conexão ao circuito em teste.

O leitor pode ainda acrescentar um LED com um resistor de 1 k depois de S1 para indicar que o aparelho se encontra ligado. O consumo adicional com esse elemento é pequeno, não influindo muito na durabilidade das pilhas ou bateria.

 

Prova e Uso

Para provar o aparelho basta injetar o seu sinal na entrada de áudio de um amplificador com S2 na posição de áudio e depois na antena de um rádio comum AM com S2 na posição RF. Deve haver a reprodução clara do sinal.

Para usar, escolha a função e ajuste a intensidade do sinal em P1 para obter uma boa excitação (mas sem saturação).

Ligue a garra ao terra do aparelho em prova e aplique o sinal nas entradas das etapas que devem ser testadas.

 

Semicondutores:

CI-1 – 4093 – circuito integrado CMOS

 

Resistores:

R1 – 47 k ohms x 1/8 W – amarelo, violeta, laranja

R2 – 4,7 k ohms x 1/8 W – amarelo, violeta, vermelho

P1 – 1 k ohms – potenciômetro linear

 

Capacitores:

C1 – 47 nF – poliéster ou cerâmico

C2 – 220 pF – cerâmico

C3 – 10 nF – poliéster ou cerâmico

C4 – 100 nF – cerâmico

 

Diversos:

S1 – Interruptor simples

S2 – Chave de 1 polos x 2 posições

B1 – 6 ou 9 V – 4 pilhas ou bateria

J1 – Jaque de saída

Placa de circuito impresso, soquete para o CI (opcional), suporte para pilhas ou conector de bateria, caixa para montagem, cabo blindado, ponta de prova, garra jacaré, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.