Tensões acima de 400 volts são perigosas e exigem cuidados especiais para a medida. Em especial temos as altas tensões da ordem de 15 000 a 30 000 volts encontradas nos tubos de imagem de televisores (TRC) que exigem procedimentos muito cuidadosos na medida.

Obs. Este artigo é de uma publicação nossa de 1986, no entanto é ainda atual pelas técnicas que ensina. Nos artigos seguintes e no anterior (INS419) temos outros usos para este instrumento.

No caso de tensões entre 400 e 1200 volts, o principal cuidado a ser tomado é com o isolamento das pontas, evitando-se de qualquer modo, tocar em qualquer ponto de circuito testado.

O multímetro deve ser ajustado para a escala correspondente e a medida feita, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Neste tipo de medida deve ser considerado um fato importante: altas tensões podem ser disponíveis de fontes de baixa capacidade de corrente, o que significa uma resistência interna elevada.

Deste modo, a ligação do instrumento significa a ligação de uma resistência de carga que pode afetar a própria tensão medida, levando-a a uma queda significativa.

Assim, num circuito, como o da figura 2, a ligação do multímetro pode fazer com que a tensão real caia para bem menos do valor esperado.

 


 

 

Se em aberto a tensão for de 600 V, com a ligação do multímetro a tensão cairá para 200 ou 300 V e este será o valor lido, dando uma falsa indicação de funcionamento anormal. Devemos considerar este fato nas medidas de tensão de circuitos de altas tensões e baixas correntes.

Para tensões muito elevadas, o principal problema envolvido é o do isolamento. Por este motivo, existem pontas de prova especiais de alta tensão, como a mostrada na figura 3, que são usadas para medidas acima de 2 ou 3 000 volts.

 


 

 

Os que pretendem reparar televisores precisarão deste tipo de ponta de prova para testes no circuito de deflexão que trabalha com alta tensão.

Na medida de alta tensão o cuidado maior que o técnico deve tomar é em relação a um possível contacto com o ponto vivo do circuito, quando então uma descarga muito perigosa pode ocorrer.