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Realidade Virtual e Aumentada (ART4259)

A ideia da Realidade Virtual, é estender os sentidos das pessoas para a forma visual e, através de sistemas computacionais induzir efeitos que possibilitem a imersão de uma pessoa num ambiente simulado, com a possibilidade adicional de interações. Se o leitor pensa que a ideai é nova, veja neste artigo que ela é mais antiga do que você pode pensar.

A Realidade Aumentada (AR ou RA), por outro lado, estende-se para além dos sentidos visuais, com sentidos adicionais que podem envolver sensores de movimento, acelerômetros, câmeras, etc. Um exemplo disso é o famoso jogo Pokemon, em que se une o mundo real ao imaginário.

 

O personagem do jogo é inserido na imagem captada ela câmera traseira do dispositivo.
O personagem do jogo é inserido na imagem captada ela câmera traseira do dispositivo.

 

 

Hoje, temos uma infinidade de produtos disponíveis, com destaque aos óculos, e essa ideia vem de longe, dos velhos tempos da TV analógica.

Assim, já em 1963, Hugo Gernsback publicava em uma de suas revistas um “óculos com TV” que visava integrar a imagem do televisor diretamente com a pessoa que não se distrairia com imagens do ambiente.

 

 Hugo Gernsback
Hugo Gernsback

 

 

Evidentemente, a tecnologia da época era muito simples. O televisor era analógico com tubos de raios catódicos miniaturizados e certamente a imagem não tinha a definição que hoje possível com os displays de estado sólido.

O detalhe da antena de VHF demonstra como era tudo muito simples. O usuário deveria procurar uma boa posição para receber os sinais sem distorções.

Hoje tudo mudou e está mudando com recursos cada vez mais poderosos que envolvem não apenas o tratamento da imagem, mas também a forma como ela chega ao receptor e os efeitos que podem ser obtidos.

Os displays transparentes que permitem projetar a imagem nas lentes de um óculos que não perde então sua finalidade já são uma realidade e muitos produtos recentes têm mostrado isso.

Assim, nas fotos abaixo temos o Varjo VR-2 de 2019 e o Think Reality da Lenovo de 2019.

 

Varjo VR-2
Varjo VR-2

 

 

Think reality de 2019
Think reality de 2019

 

De Hugo Gernsback aos nossos dias a tecnologia mudou muito, mas aparência ainda não. Ainda está igual, só que diferente. O modo de usar ainda é mesmo. Só perdemos as antenas...

 

 

 

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