A possibilidade de se contar com recursos que permitem a análise inteligente de imagens leva à indústria uma nova e poderosa ferramenta de controle: a visão artificial. Com ela é possível analisar formas e cores e com isso se torna simples o controle de uma linha de produção a partir do exame de formas, cores detectando produtos defeituosos ou separando produtos que tenham determinadas características previamente programas. Neste artigo mostramos como funciona a visão artificial e como ela pode ser implantada em nossas indústrias a partir de produtos nacionais disponibilizados pela Metaltex (www.metaltex.com).

Um sistema de inspeção visual, baseado em recursos da visão artificial, basicamente é formado por um controlador uma câmera e um dispositivo de iluminação conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Um sistema desse tipo pode analisar objetos que passam diante da câmera identificando detalhes que sejam previamente programados como forma, tamanho e cor.

Os sistemas podem ser inteligentes não necessitando de software ou ainda podem comunicar-se com um computador, no qual se faz o controle do processo a partir das identificações do sistema.

São três as possibilidades básicas de uso de um sistema de divisão artificial numa linha de produção.

No primeiro caso, mostrado na figura 2, o sistema faz a identificação dos objetos pela cor. Os rótulos podem ser analisados ou ainda detalhes de um produto como, por exemplo, a cor de uma tampa.

 

Figura 2
Figura 2

 

Produtos de características diferentes podem ser identificados pela cor de uma área no rótulo e separados facilmente.

No segundo caso, mostrado na figura 3, temos a identificação da forma, caso em que o posicionamento incorreto de um rótulo ou de uma de suas partes pode ser detectado, com a retirada automática do mesmo de uma linha de montagem.

 

Figura 3
Figura 3

 

Esse mesmo sistema, quando operando na detecção de formas, pode servir para verificar o posicionamento de uma parte do produto, conforme mostra a mesma figura.

Na figura 4 temos a terceira possibilidade que é a detecção de dimensões de um produto numa linha de produção.

 

Figura 4
Figura 4

 

Uma parte posicionada incorretamente de modo a ser percebida pela medida de uma de suas dimensões, ou ainda um furo fora do padrão podem ser detectados com esse sistema.

Veja que os sistemas podem ser monocromáticos ou em cores, com opções para conexão de diversas câmeras.

 

Aplicações

A Metaltex possui na sua linha de produtos os Sistemas de Inspeção Visual A110, A210, AX40 e Light Pix que apresentam características que se adaptam à diversos tipos de aplicações na automação industrial.

A série A100 e A200 (A110/A210) consiste num sistema de visão artificial monocromático para aplicações industriais.

Suas principais características são a opção de CPU para 1 ou 2 câmeras e com ferramentas OCV ou OCR (identificação de códigos alfanuméricos). Trata-se do sistema mais usado no Japão não necessitando de interface com PC.

A comunicação é Rs232C e a CPU conta com até 64 programas independentes e 96 ROI por ferramenta de inspeção. Essa série se comunica com varias famílias de PLCs.

Dentre as aplicações destacamos a inspeção de tampas de produtos, defeitos em escovas de grafite, inspeção em blisters e de segredo de chaves, conforme mostra a figura 5.

 

Figura 5
Figura 5

 

A série AX40 consiste num sistema de visão artificial com reconhecimento de cores.

Como os anteriores ele possui conexão para 2 câmeras e não necessita de conexão com o PC. A CPU leva 16 programas com possibilidade de expansão por cartão de memória flash.

Dentre as aplicações destacamos a inspeção de rótulos, de posição e forma.

 

Conclusão

A disponibilidade de recursos que possam fazer o exame inteligente de ima imagem e assim detectar características selecionadas de um produto é uma poderosa ferramenta para a indústria.

O custo de um sistema desse tipo pode ser altamente vantajoso tanto pelo aumento da produtividade como pela eficiência, e a sua disponibilidade em nosso mercado é algo que deve ser considerado pelos nossos leitores.