Estamos disponibilizando gratuitamente para nossos seguidores mais um curso gratuito patrocinado pela Mouser Electronics ( www.mouser.com ).

Este curso saiu originalmente na forma de um livro publicado por nós nos Estados Unidos no ano 2000, e depois no Brasil, edição que se esgotou e que estamos recuperando para ser atualizada e publicada novamente. Este curso gratuito que agora disponibilizamos no site consiste numa forma compacta do livro original que visa atingir os leitores que têm formação em eletricidade e eletrotécnica e que precisam de noções de eletrônica para atender à presença cada vez maior de dispositivos eletrônicos nas instalações elétricas.

Uma versão para EAD com certificado deverá ser disponibilizada no futuro para os que se interessarem numa preparação mais intensa, com acompanhamento, indicação de materiais adicionais, vídeos e uma interação com o instrutor.

Mas, por que os profissionais e amadores que trabalham com eletricidade devem ter uma formação básica em eletrônica?

De fato, cada vez mais temos a presença de dispositivos eletrônicos nas instalações elétrica e nos que eram antigamente chamados de aparelhos eletrodomésticos que os instaladores e reparadores precisam conhecer, pelo menos o princípio de funcionamento, para poder trabalhar com eles.

Os próprios eletrodomésticos, em nossos dias, deixam de receber essa denominação na maioria dos casos, pela quantidade de recursos eletrônicos que incorporam, mesmo os mais simples.

São as lâmpadas de LEDs, dimmers, timers, porteiros eletrônicos, sistemas de alarmes, portões automáticos, máquinas de lavar, jarras elétricas, liquidificadores e muito mais. O leitor com formação em eletricidade não precisa saber exatamente como funcionam os seus circuitos, mas apenas ter uma noção de sua tecnologia para poder detectar pequenas falhas e não cometer erros na instalação.

Mais do que isso, os leitores que estão na área de eletricidade, ampliando seus conhecimentos e tendo uma iniciação em eletrônica, poderão expandir sua gama de atividades, indo além.

Para poder saber mais, aumentando seus conhecimentos o leitor com formação em eletrotécnica pode estudar mais com nossos cursos EAD, nossos artigos no site assim como nossos livros como a série Aprenda Eletrônica, começando com o livro “Aprenda Eletrônica – Eletrônica Analógica”.

 

 

A Edição original

A edição original do livro em que se baseia este curso foi publicada nos Estados Unidos no ano 2 000 sendo depois feita uma adaptação em português publicada em 2005. No entanto, as edições logo se esgotaram e os leitores começaram a pedir que refizéssemos esse livro dado o seu interesse.

Assim, fizemos uma análise de seu conteúdo, verificando que ele está ainda atual e é justamente de interesse para uma nova categoria de pessoas que desejam conhecer eletrônica, mas para usar em suas atividades ligadas à eletrotécnica.

São aqueles que têm formação em eletricidade ou eletrotécnica, os eletricistas que verificam que no seu ramo de trabalho a eletrônica está cada vez mais presente.

Eletrônica Básica

Nos nossos dias, as instalações elétricas domiciliares, prediais e comerciais não constam apenas de lâmpadas, interruptores e aparelhos exclusivamente elétricas, mas já incluem uma grande quantidade de eletrônica, que o profissional ou mesmo o amador precisam conhecer.

São as lâmpadas de LEDs, os porteiros eletrônicos, os sistemas de abertura de portas de garagem, os sistemas de aberturas de portas codificados e com biometria, os sistemas inteligentes de ar condicionado, as rede internas de cabos de comunicações, os telefones sem fio e uma grande quantidade de outros dispositivos em que a eletrônica está presente.

Temos também a chegada a IoT ou Internet das Coisas (Internet of Things) onde os eletrodomésticos passam a ter conexão com a internet conversando entre si, usando tecnologia eletrônica avançada que usa desde os microcontroladores e dispositivos avançados de controle até placas de comunicação sem fio como as que fazem a tecnologia LoRa e WiFi.

Assim ter uma base sobre o funcionamento desses dispositivos todos, conhecer os componentes eletrônicos que usam é fundamental para aqueles que pretendem trabalhar com instalações elétricas.

É justamente isso que visamos com este curso, no qual fizemos atualizações, mas mantendo a base teórica e os componentes básicos que não mudam. Com a sua leitura, os leitores que têm formação em eletrotécnica ou eletricidade podem dar os primeiros passos entrando no mundo da eletrônica, no mundo “maker”, daqueles que não apenas reparam ou instalam, mas que criam e que fazem coisas.

 

 

Capa da atual edição
Capa da atual edição

 

 

 

Capas das antigas edições em português e em inglês
Capas das antigas edições em português e em inglês

 


 

 

 

Índice:
Introdução
Parte 1 - As diferenças entre eletricidade e eletrônica
Parte 2 - Circuitos e componentes
Parte 3 - Diagramas, Símbolos e Componentes
Parte 4 - Componentes Passivos – Os Resistores
Parte 5 - Componentes Passivos – Capacitores e Indutores
Parte 6 - Componentes Passivos – Outros componentes indutivos
Parte 7 - Semicondutores – Materiais- Diodos e LEDs
Parte 8 - Transistores Bipolares e assemelhados
Parte 9 - Outros tipos de transistores
Parte 10 - Outros componentes semicondutores – IGBTs e Tiristores
Parte 11 - Outros componentes da família dos tiristores – Displays e válvulas
Parte 12 - Os circuitos integrados
Parte 13 - Circuitos Digitais – Microcontroladores - DSPs – Invólucros
Parte 14 - Diagnóstico e reparação
Parte 15 - Circuitos Práticos - Como funcionam
Parte 16 - Outros dispositivos eletrônicos