Freio Para Motor de Corrente Contínua (IP990)

Quando um motor de corrente contínua é desenergizado ele passa a rodar livremente só parando depois de algum tempo devido ao atrito das partes que ele movimenta.

Uma maneira de se agregar um freio a um motor é colocando em curto a bobina no momento em que ele é desligado.

O que ocorre é que ao girar o motor se comporta como um dínamo, aparecendo uma tensão entre seus terminais.

Se a bobina for curto-circuitada, a carga que ela representa fará com que o movimento encontre forte oposição, ocorrendo a frenagem.

Na figura temos um circuito é que um transistor comuta um relé que coloca em curto a bobina para se obter a frenagem.

Deve-se ter um circuito lógico que só libere a frenagem quando o motor estiver completamente desenergizado, para que não ocorra um curto no seu circuito de controle.

 


 

 

A contra força eletromotriz CFEM gerada quando o motor gira em aberto é usada para sua frenagem.

 


Povo
O povo paga, é um axioma de todos os tempos, de todos os países, de todos os governos.(Lepeuple paie, est um axiome de tout tempos, de tout pays, de tout governement.)
Paul-Louis Courier (1772 1825) Cartas ao redator do Conseur. - Ver mais frases

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