O Site do Hardware Livre - OSHW

Cuidado! Som Alto Demais! (TP010)

Você pode estar ficando com seu ouvido irremediavelmente comprometido. É o que revelam os relatórios médicos que constatam que a maioria dos jovens já sofre de problemas de audição, causados pelo hábito de ouvir música com volume elevado demais. Discotecas, shows e os MP3 players são os vilões da história. Atenção especial é exigida de todos, principalmente dos pais que têm filhos que usam de modo descontrolado os tocadores de música com fones de ouvido.

Na verdade, o fato não é recente. Um documento emitido pelo governo da Suécia há mais de 20 anos revelava que, examinando jovens que íam para o exército, constatou-se que mais de metade estava com a audição comprometida de modo irreversível pelo hábito de frequentar discotecas, onde o volume da música era excessivo.

Hoje, o problema continua e, infelizmente, não existe uma legislação que proíba a potência excessiva dos equipamentos de som em shows e outros locais, preocupando-se antes, com o excesso de barulho em recintos de trabalho e outros locais. A coisa é muito mais perigosa do que parece. Um simples fone de ouvido pode afetar sua audição pelo resto de sua vida e você não está percebendo isso. Quando perceber, será tarde demais para se fazer alguma coisa.

O que ocorre é que nossos ouvidos são uma maravilha da natureza, projetados para ter uma curva de resposta logarítmica. O que é isso? Eles estão perfeitamente adaptados para o ambiente em que vivemos. Têm uma alta sensibilidade aos sons baixos, permitindo-nos ouvir o simples ruído das folhas quando alguém caminha sobre elas, e ao mesmo tempo baixa sensibilidade aos sons fortes, como uma trovoada ou uma explosão, protegendo-nos contra a dor que esses sons causariam.

A resposta dinâmica de nossos ouvidos abrange 100 dB, ou sons que estão numa faixa de intensidades de 1 a 10 000 000 000! O problema maior é que, a intervenção da tecnologia está tornando a faixa dinâmica dos nossos ouvidos inadequada aos sons que passamos a encontrar no nosso meio ambiente e um deles é justamente a música tocada alta.

Os sons acima de 100 dB que são alcançados pelos fones de ouvido dos tocadores de música (players) e outros ambientes, podem causar problemas graves que vão desde a perda gradual da capacidade auditiva até a redução da tolerância aos sons.

As pessoas passam a sentir dor mesmo com sons baixos, passam a ouvir sons distorcidos, chiados e pequenos estalos. Para que o leitor tenha uma ideia de onde chegamos, basta dizer que uma simples conversação chega aos 60 db, enquanto que no volume 5 de um aparelho de som, a música chega a 85 db de intensidade o que pode causar danos irreversíveis com apenas 1 dia de audição”.

Um tiro chega a 150 dB enquanto que um motor de jato a pequena distância chega a 130 dB. Um som de 95 dB, que corresponderia ao máximo de um equipamento de som, causa danos irreversíveis com apenas 1 hora de audição enquanto que para 100 dB bastam 15 minutos de exposição, segundo tabela elaborada pelo NIOSH (*).

Aparelhos modernos como iPod já possuem recursos que permitem aos pais estabelecer o volume máximo para a música, mas e para os próprios pais que não observam isso, também ouvindo som alto demais, como fica? Comece a se policiar.

Se você tem o costume de ouvir música alto, por muito tempo, verifique se sua audição está normal. Se a conversa de seus amigos começam a ter um tom esquisito e distorcido, as pessoas precisam falar mais alto quando conversam com você e os sons comuns de seu ambiente, mesmo de coisas comuns lhe incomodam, que tal um exame de audiometria. Você já pode ter sido afetado.

 

 

 

(*) NIOSH significa National Institute for Occupational Safety and Health ou Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional. É o órgão de segurança e saúde oficial do governo dos Estados Unidos. O artigo é de 2008 mas o tema é ainda atual.

 

Este artigo foi publicado originalmente na revista Novitá de Guarulhos na edição de Julho de 2008.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Povo
Dominam-se mais facilmente os povos excitando-lhes as paixões do que cuidando de seus interesses.(On domine plus facilement les peuples em excitant leurs passions quen sóccupant de leurs intérêts."
Gustave Lebon - Aforismos do Tempó Presente. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)