Descrevemos um útil e simples teste de componentes, que oferece quatro níveis de indicações, sendo três de forma direta, com o acendimento de um a três LEDs coloridos.

Para os que ainda não possuem um multímetro, e que não se satisfazem com um simples provador de continuidade, este é o instrumento intermediário que lhes será de grande utilidade na bancada. Veja neste artigo, como é simples sua montagem e uso.

Não são todos os componentes que apresentam apenas dois estados: plena condução e nenhuma condução. Na verdade, nos trabalhos de eletrônica nos defrontamos com todos os graus de condução, o que impede que a simples prova de continuidade, seja uma maneira definitiva de se avaliar o estado de componentes.

O ideal seria dispomos sempre de um instrumento capaz de medir o grau de condução e não simplesmente indicá-lo, mas este é o multímetro, que nem todos podem tê-lo, pelo seu alto custo (Isso no ano em que o artigo foi escrito).

Certamente os leitores sonham com um instrumento intermediário de menor custo que possa dar indicações de graus de condução com boa precisão. (figura 1)

 


 

 

Pois bem, este aparelho chegou e está aqui. Trata-se de um provador de estado que fornece três níveis de indicações de condução e, além disso, a indicação de não passagem de corrente (circuito aberto).

Usando apenas três LEDs e alguns componentes mais, este é o instrumento do principiante, estudante e hobista.

 

Como Funciona

É utilizado um indicador de níveis com 3 LED que acendem com um escalonamento da ordem de 0,6 V. Este escalonamento é dado pelos diodos D1 e D2.

Um transistor na entrada excita estes LEDs de modo que temos um acendimento escalonado conforme a condução, ou seja, a resistência apresentada entre o coletor e a base. (figura 2)

 


 

 

 

Temos os seguintes acendimentos conforme a resistência:

Resistências maiores que 700 k todos os LEDs permanecem apagados.

Resistências entre 700 e 400 k, somente o LED vermelho acende.

Resistências entre 400 k e 45 k, o LED vermelho e o amarelo acendem.

Resistências entre 0 e 47 k todos os LEDs acendem.

O leitor já deve ter percebido, que pelo acendimento dos LEDs podemos ter uma indicação da faixa de resistências, existente entre as pontas de prova.

 

Montagem

O circuito completo do teste é mostrado na figura 3.

 


 

 

 

A versão em ponte de terminais, para iniciantes é dada na figura 4.

 


 

 

 

Damos também uma versão em placa de circuito impresso, que ensinaremos o leitor a confeccionar, e que é mostrada na figura 5.

 


 

 

 

Na colocação dos componentes observe a posição do transistor, a polaridade dos diodos e dos LEDs. A bateria também tem polaridade que é observada em função das cores do suporte de pilhas.

 

Confecção da Placa de Circuito Impresso

É muito simples realizar em casa a montagem de placas de circuito impresso. Basta possuir o seguinte material:

Uma caneta para circuito impresso (recarregável ou não)

Um cortador de placas

Uma furadeira

Meio ou um litro de percloreto de ferro (corrosivo)

Placa de circuito impresso virgem.

Comece dissolvendo o percloreto em água, na proporção de 1 para 1 se ele vier na forma de pó, pois em alguns casos já podemos comprar a solução pronta.

A solução deve ser preparada jogando-se devagar o percloreto na água a qual deve ser agitada com um pedaço de madeira (não use metal). A solução pode ser preparada numa banheira de plástico ou vidro.

Para fazer a placa, corte um pedaço do circuito impresso virgem nas medidas que o desenho original exige.

Copie o desenho na placa usando a caneta .especial (que não é atacada pela solução). Veja que você vai desenhar as linhas pretas do desenho, aquelas que não vão ser atacadas pelo percloreto e que vão torna-se tiras de cobre na placa. (figura 6)

 


 

 

 

 

Terminado o trabalho de desenho, leve a placa a banheira de percloreto; deixa-a em banho durante 30 minutos a 40 minutos. O tempo dependerá da “força" da solução corrosiva. Como você pode usá-la muitas vezes, com o tempo ela vai enfraquecer, exigindo cada vez tempo maior para a corrosão. (figura 7)

 


 

 

 

Tirando a placa depois deste tempo (cuidado para não manchar a roupa e evite tocar na solução com os dedos. Se molhar acidentalmente os dedos na solução lave em água corrente), ela deve estar totalmente corroída nas regiões descobertas.

Basta então lavar a placa e retirar a tinta que recobre as regiões impressas. Para remover a tinta que você usou no desenho, use um Bombril ou então um algodão embebido em acetona ou benzina.

Depois disso é só furar a placa nos locais em que devem passar os terminais dos componentes e usá-la.

 

Teste de funcionamento

Para testar o aparelho, basta colocar pilhas novas no suporte e ligar S1. Com as pontas separadas todos os LEDs devem ficar apagados.

Ligando um resistor de 470 k entre as pontas de prova somente o LED vermelho acende. Ligando um resistor de 150 k entre as pontas de prova, o LED vermelho e o amarelo acendem, e ligando um resistor de 10 k entre as pontas de prova todos os LEDs devem acender.

Se algum LED não acender veja se não foi ligado invertido.

 

Usando o Provador

Para testar componentes basta encostar as pontas de prova nos terminais e levar em conta a resistência que deve ser encontrada.

Resistores: acendimento do LED conforme o valor

Diodos: num sentido a resistência e muito alta (nenhum LED aceso) no outro sentido, a resistência é muito baixa (todos os LEDs acesos).

Bobinas: a resistência dos enrolamentos é normalmente menor que 47 k o que significa que todos os LEDs devem acender quando encostarmos as pontas de prova em seus terminais.

Capacitores: resistência muito alta, nenhum LED deve acender. Se um LED (vermelho) acender é sinal que o capacitor tem fugas e se todos acenderem o capacitor esta em curto.

Alto-falantes e fones de baixa impedância: todos os LEDs devem acender.

Lâmpadas: todos os LEDs devem acender, pois a resistência e menor que 47 k.

Trimpots e potenciômetros: encostando as pontas de prova nos extremos do componente, os LEDs que acendem correspondem a resistência nominal (marcada no corpo do componente).

Fusíveis: todos os LEDs acesos para um fusível bom e nenhum LED para um fusível aberto.

Relés: o teste da bobina deve fazer acender todos os LEDs. Contactos NF deve acender todos os LEDs e NA nenhum LED.

 

Q1 - BC548 ou equivalente transistor NPN

D1, D2 - 1N4148 ou equivalente - diodos de silício de uso geral

LED1 - LED vermelho comum

LED2 - LED amarelo comum

LED3 - LED verde comum

P1, P2 - Pontas de prova

R1 – 22 k x 1/8 W – resistor (vermelho, vermelho, laranja)

R2, R3 – 330 ohms x 1/8 W - resistor (laranja, laranja, marrom)

R4 - 220 ohms x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, marrom)

R5 - 56 ohms x 1/8 W - resistor (verde, azul, preto)

S1 - interruptor simples

B1 – 6 V - 4 pilhas pequenas

Diversos: placa de circuito impresso ou ponte de terminais, suporte para 4 pilhas, fios,etc.