O interesse pela montagem de coisas usando tecnologia de qualquer tipo está aumentando, principalmente em vista das recomendações da BNCC. Ensinar tecnologia, fazer coisas, tornando-se um maker tem sido assunto de muitos grupos de pessoas e como no exterior, as FabLabs ou Oficinas Makers estão aumentando. Veja neste artigo como montar a sua.

A ideia de oficinas comunitárias, clubes de ciências, laboratórios de uso comum não é nova. Lá pelo final dos anos 60 com meus amigos Jú, Valter, Cambraia e outros montamos no porão da fábrica do pai de um desses amigos uma oficina maker onde desenvolvíamos nossas ideias, trocávamos informações e montávamos coisas diferentes.

Lembro-me até hoje do Locomóvel montado pelo meu amigo Cambraia que hoje mantém uma fábrica de caldeiras, e que era um sucesso em demonstrações.

 

Figura 1 – Um locomóvel ou motor a vapor
Figura 1 – Um locomóvel ou motor a vapor

 

Construído peça por peça o motor a vapor de meu amigo era uma maravilha da habilidade mecânica. Naquela época eu me dedicava a experimentos com transistores, anotando meus circuitos no caderno que até hoje tenho.

Mas, a ideia de se ter um local de uso comum para a montagem de projetos se ampliou com os clubes de ciências e hoje as oficinas maker ou FabLabs onde pessoas comuns desenvolvem projetos para seu uso, por curiosidade ou mesmo para abrir um novo negócio com sua fabricação.

Comunidades religiosas, clubes, condomínios, escolas e mesmo pessoas comuns estão criando seus espaços onde desde crianças podem ter uma iniciação até adultos avançados podem criar coisas da mais alta tecnologia.

Não há uma lista de material básico para se equipar uma FabLab. Pode ser uma simples bancada com ferramentas básicas e eventualmente um multímetro e fonte de alimentação, até um ambiente maior com muitas bancadas com equipamentos avançados tais como impressoras 3D, osciloscópio, ferramentas para fabricação de peças mecânicas (CNC, furadeiras, etc). Tudo depende de quanto se tenha para investir.

Na foto abaixo uma FabLab altamente equipada.na Islândia

 

FabLab na Islância
FabLab na Islândia

 

Na foto abaixo uma das 12 FabLabs públicas que devem ser implantadas pela prefeitura de São Paulo.

 


 

 

Mas, você não precisa esperar que as autoridades de sua cidade implantem uma FabLab. Procure-as e mostre como isso pode ser feito e as vantagens de ensinar tecnologia para jovens.

Fomente a criação de espaços em que você também vai ter vantagens, pois poderá usar instrumentos e ferramentas que seriam caros demais para você ter em casa. Numa FabLab o investimento nesse material seria compensado pela quantidade de pessoas que poderão utilizá-los.

E se você quiser tomar a iniciativa uma mesa no seu condomínio com cola, papelão, papel alumínio, LEDs, suportes de pilhas e resistores já pode servir para você ensinar os jovens como acender o LED.

Acenda também a imaginação de todos convidando-os a inovar. Muito mais informações você pode ter em nosso livro Manual Maker.

Manual Maker - volume 1 - Primeiros Passos