Residir nas proximidades de uma estação de rádio potente pode ser vantajoso, se o leitor desejar acender lâmpadas fluorescentes gratuitamente ou extrair energia para seus receptores experimentais, por meio de circuitos ressonantes e retificadores, mas sem dúvida pode constituir-se em sério problema se o leitor desejar ouvir estações distantes cujos sinais sejam muito fracos. Isto porque os sinais da estação forte podem aparecer em toda a gama de sintonia do receptor, superpondo-se a qualquer sinal sintonizado e tornando-o inaudível.

Um meio de se evitar que a estação "intrometida" apareça em toda a gama de sintonia do receptor consiste na elaboração de um filtro ressonante que rejeita apenas a estação indesejável. Este filtro consiste num circuito simples, em que uma bobina e um capacitor formam um circuito ressonante em paralelo e que deve ser ajustado para a frequência da estação "intrometida".

Como o circuito ressonante em paralelo oferece uma alta resistência aos sinais da frequência em que ressoa a estação "intrometida" será praticamente bloqueada ao mesmo tempo em que os sinais de todas as outras estações não encontrarão resistência alguma para chegar ao receptor.

Tudo o que teremos de fazer, portanto, será ajustar o capacitor de sintonia C para a frequência de operação da estação "intrometida".

A bobina empregada neste circuito, para o caso de uma estação de Ondas Médias, pode ser do tipo com núcleo de ferrite para a faixa de Ondas Médias, e o capacitor variável é do tipo empregado em receptores portáteis. O circuito é ligado em série com a antena, de preferência na entrada do receptor, conforme mostra o diagrama,

Para estações "intrometidas" da faixa de Ondas Curtas, a bobina deve ser calculada para ressoar com C na frequência dessa estação. Um ajuste experimental de C pode em muitos casos levar a bons resultados na eliminação da estação indesejável.