Diversos dispositivos eletrônicos aproveitam efeitos que tem origem na física. Alguns são pouco conhecidos, mas importantes. Tratamos de alguns deles neste artigo.

Efeito Seeback

Aparecimento de uma tensão em junções condutoras de materiais diferentes quando sua temperatura se eleva. O fenômeno inverso é denominado Efeito Peltier. Quando uma corrente circula por uma junção de materiais diferentes, temos o abaixamento da temperatura. Geradores termoelétricos aproveitam este efeito.

 

Efeito Wiedemann

Torsão que ocorre num fio imerso num campo magnético longitudinal quando uma corrente circula através dele. O efeito inverso recebe o nome de magnetização axial. O nome se deve a Gustav Wiedemann que o descobriu em 1858.

 


 

 

 

Efeito volante

Sustentação das oscilações de um circuito entre os pulsos de excitação. Este efeito é aproveitado em osciladores gatilhados, por exemplo, de sincronismo de osciloscópios e televisores analógicos antigos.

 

Efeito pelicular

Efeito segundo o qual as correntes de altas frequências tendem a se propagar pela superfície dos condutores. Aproveitado em linhas de transmissão que podem ter uma capa de cobre de menor resistividade e um cerne de aço que tem por finalidade fornecer a sustentação.

 

Efeito Thomson

Liberação ou absorção de calor por um condutor (dependendo do material considerado) quando uma corrente circula de uma parte mais quente flui para uma parte mais fria desse condutor.

 

Efeito Hertz

Ionização de um gás no interior de um tubo de vidro quando submetido à radiação ultravioleta de grande intensidade.

 

Efeito Hallwacks

Descarga de um eletroscópio carregado negativamente quando o conectamos a uma placa de zinco e fazemos incidir sobre esta placa radiação ultravioleta. Seu nome se deve ao seu descobridor Wilhelm Ludwig Franz Hallwachs, físico alemão nascido em 1859 e falecido em 1922. Inventou o eletrômetro de quadrante.

 

Efeito Destriau

Este efeito consiste na emissão de luz resultante da ação de campos elétricos alternados sobre fósforos que estejam num dielétrico. O efeito recebe o nome de seu descobridor Georges Destriau, nascido em Bordeaux – França em 1903 e falecido em Paris em 1960). Pronuncia-se “Destriô”.

 

Efeito Corbino

Trata-se da mudança da resistência de um disco sob a influência de um campo magnético. Na figura temos o disco de corbino, onde o campo B atua sobre a componente circular da corrente Io se altera devido à mudança da resistência do disco. Podemos dizer que se trata de um efeito relacionado com a magnetoresistêcia.

 


 

 

 

Efeito Optoacústico

O mesmo que efeito fotoacústico. Emissão de som quando luz incide num material.

 

Efeito Magneto Calórico

O efeito magneto calórico ocorre quando determinadas substâncias, normalmente ligas de terras raras, são submetidas a um campo magnético, que as faz mudar de forma, e depois ao cessar a ação do campo, elas voltam a forma inicial diminuindo sua temperatura.

As terras raras incluem materiais como o neodímio, irídio e o boro com outros metais como o níquel, manganês e índio. Um sistema de refrigeração usando este efeito para pesquisa já é usado com porções de materiais muito pequenas ou mesmo gases como o He, chegando a temperaturas tão baixas como 0,3º K.

Nos dias atuais o sistema ainda está sendo pesquisado para uso em refrigeradores comuns, mas esbarra na complexidade de construção que torna sua fabricação ainda inviável.

 

Efeito Suhl

Deflexão de lacunas num material semicondutor sob a ação de um campo magnético. Foram desenvolvidos dispositivos aproveitando este efeito pela Sylvania para aplicações em circuitos lógicos TTL, já obsoletos.

 

Efeito Ettinghausen

Efeito segundo o qual um condutor percorrido por uma corrente elétrica e imerso num campo magnético desenvolve um gradiente de temperatura perpendicular à corrente e ao campo magnético. Descoberto por Albert von Ettinghousen consiste num tipo de efeito termoelétrico. Também conhecido como Efeito Nernst.

 

Efeito Dember

Também conhecido como efeito de foto-difusão, ocorre quando um material semicondutor tem uma de suas regiões iluminada e em suas extremidades aparece uma tensão. O fenômeno está relacionado com o foto-magnetismo, mas neste caso não atua nenhum campo magnético. Recebe este nome por tyer sido descoberto por Harry L. Dember em 1925

 

Efeito Damon

Mudança da susceptibilidade de um ferrite pela presença de um sinal de alta frequência.

 

Efeito Haas

Este efeito faz com que um mesmo som reproduzido por dois alto-falantes, leve o ouvinte a perceber apenas o som de um deles, o que está mais próximo. Isso ocorre, desde que os volumes dos alto-falantes sejam os mesmos. E se ocorrer um efeito de eco ele só será percebido se for separado de mais de 50 ms.