As tecnologias evoluem rapidamente abrindo possibilidade de trabalho fantásticas para quem possui conhecimento nas diversas áreas abrangidas. Assim, se no passado tínhamos o inventor, depois o reparador, estamos entrando na era do integrador. O assunto se tornou tão relevante que, não apenas a quantidade de matéria disponível nesse campo em nosso site aumentou como também vídeos relacionados. Neste artigo tratamos do assunto.

Não mais se estuda tecnologia apenas visando trabalhar em alguma grande empresa. Já temos tratado do assunto em diversas de nossas lives e em nossas palestras e aulas.

Hoje, um foco profissional de grande relevância é a integração de produtos já existentes no mercado. Ser um integrado pode significar uma atividade rendosa, seu próprio negócio que aproveita ao máximo seus conhecimentos.

Qualquer um que tenha um conhecimento básico de eletrônica e tecnologias relacionadas (automação, telecom, IoT, etc) pode ser um integrador.

 

O que é um integrador

Até então um eletricista residencial era apenas um indivíduo que, ao ser solicitado, fazia a instalação elétrica de uma casa, colocando caixa de entrada, passando fios, colocando lâmpadas, tomadas e interruptores, um chuveiro e não ia muito além.

No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia, uma infinidade de produtos e modalidades ligados à instalação elétrica de uma casa surgiram, exigindo, não apenas um preparo especial do instalador, mas sim recursos especiais que resultaram numa nova modalidade de serviços.

Surgiram então os profissionais especializados que baseados em produtos disponíveis no mercado fazem sua instalação. São os integradores.

Temos então os integradores de sistemas de segurança, abertura de portas de garagens, automação residencial e outros que trabalham com produtos específicos. Especializados em suas áreas eles, não apenas instalam como também programam e ensinam como usar os recursos, oferendo ainda a manutenção.

O exemplo que demos na integração de produtos numa residência é apenas uma possibilidade. O integrador pode estar presente em muitos outros ramos de atividade, oferecendo a possibilidade de lucros consideráveis para quem se especializar.

Desde que abrimos nosso canal de lives chamamos uma grande quantidade de especialistas que trataram do tema diretamente ou indiretamente, com a sua aplicação em diversos ramos de atividades.

A seguir, damos alguns exemplos, também tratando da atividade do integrador nos ramos abordados:

 

Indústria

Na indústria, o integrador não apenas pode oferecer a instalação de determinados tipos de equipamentos, como também fazer sua manutenção. Por exemplo, tratamos de uma empresa especializada em medidores de fluxo de líquidos e de gases. Esse tipo de equipamento é necessário numa grande quantidade de empresas, não apenas indústrias. O profissional pode oferecer seus serviços baseados nos produtos dessa empresa e ter ganhos atendendo a um mercado regional, por exemplo.

Fizemos algumas lives que transmitiram conhecimentos importantes para os professionais de integração.

EP68 - EMC - Compatibilidade Eletromagnética - https://youtu.be/RfFAZxRJwEw 

EP30 - Trabalhando na manutenção Industrial - https://www.youtube.com/watch?v=lBCcU8H2cyI 

ESD - Descargas Eletrostática - https://youtu.be/29xo5FNRrgA 

 

Escolas

O ensino de tecnologia nas escolas exige a presença de um outro tipo de integrador. O integrador que vende seus serviços para instalação e manutenção de laboratórios. O profissional pode trabalhar com equipamentos de marcas específicas, montando um portfólio que atenda a escolas específicas, e depois oferecendo a manutenção. Algumas lives, disponíveis no Youtube podem ser de interesse para os que desejam ser integrados nesta área.

EP67 - Mecatrônica nas escolas - https://youtu.be/rPdgqnloAfA 

EP60 - Ensino tecnologia em Portugal - https://youtu.be/ZxlZ1MVE93c 

EP55 - Osciloscópios - https://youtu.be/0aXjtW0vnJ8 

EP51 - Franzininho - https://youtu.be/t0LReoNMs9I 

EP48 - IoT Edukit Redfox - https://youtu.be/hChfvB902QM 

EP33 - Montando Oficina Maker - https://www.youtube.com/watch?v=ZSgzbMMjpK4 

Espaços Makers - https://youtu.be/_ZkHKI5WKL4 

 

Alarmes – Domótica

A domótica e o setor da tecnologia que cuida dos recursos das habitações como automação, alarmes, jardinagem, uso de energias alternativas, iluminação, conforto, etc. O integrador de equipamentos desta área encontra uma infinidade de ramos de trabalho para oferecer seus serviços. Veja algumas live em que tratamos do assunto.

EP65 - Sensoriamento - https://www.youtube.com/watch?v=syahDlrcZpg  

EP40 - Condicionadores de AR - https://www.youtube.com/watch?v=Ok0_8Ksyj64 

EP23 - Automação residencial - https://www.youtube.com/watch?v=hSpkWDsMVfg 

Cálculando o Ar-condicionado - https://youtu.be/84lCQ4rakXc 

Ionizador Ambiente - https://youtu.be/y03ErI6_ds8 

 

Automotivo

Antigamente o mundo automotivo era mais restrito, com a atividade principal do eletricista de automóvel e do instalador de som e alarmes. Com a chegada do carro elétrico e da enorme quantidade de dispositivos eletrônico que fazem do carro uma extensão de nossa casa e do escritório, os profissionais desta área podem se tornar integradores oferecendo serviços em diversas áreas. Além de som, automatismos, recursos de conforto existem também serviços que podem ser oferecidos em áreas externos, um vasto campo de trabalho para um integrador. Por exemplo, vimos recentemente a notícia de uma empresa que oferece serviço de socorro a carros elétricos que tenham ficado sem carga. Um veículo com uma bateria própria (um power bank) e um sistema de transferência rápida de carga vai até o local em que o veículo tenha ficado sem carga. Existe muito mais a ser criado nesta área em rápida expansão.

EP63 - Veículos Autonomos - https://www.youtube.com/watch?v=AzVbyU5GVGE 

EP35 - Eletrônica Automotiva - https://www.youtube.com/watch?v=Debz5cO70pk 

 

Empresa

Uma série de lives foram feitas dando dicas comerciais para quem deseja se tornar um integrador, ou já faz um trabalho neste setor e deseja ter uma empresa aberta. A necessidade de se tirar uma nota de serviços, de se ter documentação que torne a empresa acreditada é muito importante para este tipo de trabalho. Veja as lives.

EP56 - Startups - https://www.youtube.com/watch?v=etVkSg1gcns 

EP28 - Homologando projetos - https://www.youtube.com/watch?v=tpRGmozJfk4 

EP24 - Meu projeto/serviço tecnológico no mercado - https://www.youtube.com/watch?v=H_KEVYjt0aI 

EP09 - Precificação de serviços - https://www.youtube.com/watch?v=VZ_EO4WkDCA 

 

Reparo

A era da oficina simples que reparava eletrodomésticos e eletrônico não passou. Este é um setor de atividade profissional que pode continuar com sucesso, atendendo a um público com exigências modernas. O recuperador ou restaurador de equipamentos antigos pode ter um bom ganho nesse campo, e a utilização de recursos modernos pode ajudar a ter um rendimento maior em seu trabalho.

EP59 - Áudio Vintage - https://www.youtube.com/watch?v=dXqFDiaHk5Y 

EP55 - Osciloscópios - https://www.youtube.com/watch?v=0aXjtW0vnJ8 

EP39 - Reparo de impressoras 3D - https://www.youtube.com/watch?v=4pzfOAKdDRg 

EP38 - Reparação tem mercado? - https://www.youtube.com/watch?v=-VjtXrndJ2k 

EP31 - Reutilizando aparelhos descartados - https://www.youtube.com/watch?v=i182zDLx8bw 

Seção Multímetro - https://youtu.be/yMgiy9AsUX4 

 

Desenvolvedores

E, para terminar falamos dos integradores que não instalam ou reparam equipamentos para este setor, mas que os desenvolve. Assim, se num determinado ramo existe a possibilidade de se criar um equipamento eletrônico que possa fazer parte da ampla necessidade do mercado e que exijam integradores para isso, por que não o desenvolver? Você pode criar o produto e ensinar uma equipe de integradores a usá-lo. Fizemos lives que podem ser úteis.

EP61 - Placas de Circuito Impresso - https://www.youtube.com/watch?v=qnQvgKWvoGw 

EP54 - Criando CIs - HTmicrom - https://www.youtube.com/watch?v=kzvQTz-Jbis 

EP14 - Reparar ou Trocar - https://www.youtube.com/watch?v=CZda6JEHcuY 

 

Conclusão

Além dessas lives, temos uma infinidade de artigos em nosso site que podem ser de grande utilidade para quem deseja ser ou já é um integrador.