Projetos simples para iniciantes, principalmente os que fazem algum tipo de barulho, sempre atraíram a atenção de nossos leitores. Este é o caso de um simples oscilador intermitente que poderia agregar efeitos a outras montagens e, principalmente, agradar as crianças. É do bip-bip eletrônico publicado na edição 60 de julho de 1977 da Revista Saber Eletrônica que tratamos neste artigo.

 


 

 

 

O circuito era muito simples podendo até hoje ser adotado como montagem de iniciação em cursos do nível fundamental e médio. Usando apenas 3 transistores ele admitia diversas opções de experiências como, por exemplo, mudar a intermitência, o som e muito mais.

Ele também pode ser usado para fazer parte de outros projetos, por exemplo, robôs, automatismos, alarmes, etc. como mostra a figura de abertura do artigo.

 

Figura 1 – Abertura do artigo
Figura 1 – Abertura do artigo

 

 

Naquela época a equipe de desenhistas era formada por profissionais que também faziam revistas de quadrinhos da editora, assim eles adoravam incluir personagens de cartoon nos nossos artigos técnicos, para desespero do conselho editorial.

Eles achavam que esse tipo de ilustração fazia com que a revista se parecesse uma publicação para crianças, “rebaixando” seu conteúdo técnico. Lembrávamos que é desde criança que devemos despertar o interesse pela eletrônica e uma de nossas funções era essa. Basta deixar claro que o artigo era para iniciantes.

Mais tarde foi criada uma segunda revista, justamente para separar este público, a Eletrônica Total seguida da Mecatrônica Fácil. Hoje temos no instituto também duas revistas com essa finalidade. A INCB Eletrônica que tem uma pegada mais técnica e a Mecatrônica Jovem.

Mas, o projeto foi um sucesso entre os iniciantes e muitos o montaram, alguns até agregando modificações como, por exemplo, maior potência de saída.

O único componente crítico do projeto na época e ainda hoje, é o pequeno transformador de saída do tipo usado em rádios transistorizados.

Para quem deseja ver o artigo completo e fazer montagem, no site basta procurar por Bip-bip Eletrônico (ART2785).