Com o nome “Um Novo Efeito de Som”, publicamos este artigo na Revista Saber Eletrônica número 78 de fevereiro de 1979. Todos conheciam os pedais de distorção fuzz, vibrato, trêmulo etc. Mas, o Efeito Leslie ainda era uma novidade para muitos. Publicamos então este projeto com sucesso.

 


 

 

Os efeitos de som eram muito apreciados na época, principalmente por conjuntos musicais, se bem que havia os que desejassem incrementar seu som doméstico ou automotivo.

O Efeito Leslie era uma novidade e talvez para muitos ainda seja. Ele consiste em se fazer um alto-falante girar para que o som emitido seja modulado. Pode-se também fazer o mesmo girando um anteparo sobre o alto-falante de modo que o som mude de direção de emissão, conforme sugere a figura 1, tirada do artigo.

 

Figura 1 – O efeito Leslie
Figura 1 – O efeito Leslie

 

No caso, era mais fácil obter o efeito com o anteparo, conforme mosyra a figura 2 do artigo.

 

Figura 2 – Anteparo giratório
Figura 2 – Anteparo giratório

 

Assim, deixando por conta do montador a caixa e anteparo e restante dos recursos mecânicos, descrevemos no artigo um controle eletrônico de velocidade para o motor de acionamento.

O artigo fez sucesso pela ideia inédita, se bem que exigisse uma boa habilidade mecânica dos montadores, além de recursos para trabalhar com madeira.

O assunto fez sucesso na época e, certamente, os leitores habilidosos pode ainda fazer sua montagem, pois nenhum componente é crítico.

É claro que nos nossos tempos com recursos digitais é possível simular o efeito Leslie, mas muitos adeptos da tecnologia antiga podem desejar obter o efeito da maneira original.

Na época era comum que encontrássemos projetos que publicamos em uso em diversos lugares. Como não éramos adeptos da música de conjuntos, não chegamos a ver nenhum arranjo como o descrito em funcionamento

Para ter o acesso ao artigo original no site vá a Efeito de Som Leslie (ART2723).